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Título: O impacto da inclusão escolar na rede de ensino municipal de São Paulo : efeitos nos quantis de aprendizagem
Autor(es): Guidetti, Bruna Morais
Orientador(es): Zoghbi, Ana Carolina Pereira
Assunto: Inclusão escolar
Portadores de necessidades especiais
Portadores de necessidades especiais - inclusão escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 29-Set-2015
Referência: GUIDETTI, Bruna Morais. O impacto da inclusão escolar na rede de ensino municipal de São Paulo: efeitos nos quantis de aprendizagem. 2015. 30 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho se propõe a investigar o impacto da inclusão de portadores de necessidades especiais em salas de aula comuns no desempenho de matemática dos alunos com aprendizagem típica. A literatura disponível sobre o tema é escassa, visto que a maior parte dos estudos foca nos impactos da inclusão no aluno especial e não em seus colegas de turma, sendo esse estudo, portanto, inovador. Ainda assim, a literatura não traz consensualidade a respeito da inclusão escolar, embora a ideia mais aceita seja a de que ela é prejudicial para os estudantes sem desvantagens educacionais. O estudo foi realizado com os dados da Prova São Paulo para os alunos que estudaram na 2ª série em 2007 e na 4ª série em 2009 nas escolas municipais de São Paulo, sendo que esses alunos só tiveram colegas de turma especiais em 2009. Para estimar os impactos de forma segregada, as deficiências encontradas nos dados foram divididas em sete grupos. Os métodos de estimação foram desde os mais simples até os mais refinados. As estimações por Efeitos Fixos e por Diferenças em Diferenças não trouxeram resultados exatos: algumas deficiências tiveram impactos positivos, outras negativos, e outras não foram significantes. A análise ao longo da distribuição de conhecimento acumulado entre a 2ª e 4ª através de Regressão Quantílica também não trouxe tendência única. ______________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to investigate the impact of inclusion of people with special needs in ordinary classrooms in math performance of students with typical development. The available literature on the subject is scarce, as most research focuses on the impact of inclusion on students with disabilities and not on their classmates, therefore, this study is innovative. Even so, the literature does not bring consensuality about inclusive education, although the most accepted idea is the harmfulness for students without educational disadvantages. The study was conducted with data from Prova Sao Paulo for students who have studied in the 2nd grade in 2007 and in the 4th grade in 2009 in the municipal schools of São Paulo, and these students only had special classmates in 2009. To estimate the impacts separately, the disabilities found in the data were broken into seven groups. Estimation methods were from the simplest to the most refined. Estimates with Fixed Effects and Differences in Differences did not bring accurate results: some special needs had positive impacts, other negative, and others were not significant. Analysis along the accumulated knowledge distribution between the 2nd and 4th by Quantile Regressions also did not bring only trend.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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