Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Câmara, Átila Rabelo Tavares da | - |
dc.contributor.author | Cruz, André Luiz da | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, André Luiz da. Análise diagnóstica acerca da falta de professores em salas de aula da Região Administrativa de Ceilândia-DF, e de seus impactos sobre o planejamento de pessoal. 2015. 82 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva a análise diagnóstica acerca da falta de professores em salas de aula da rede pública de ensino da educação básica do Distrito Federal, com foco na Região Administrativa de Ceilândia, e de seus impactos sobre o planejamento de pessoal. A escolha do tema ocorre pela persistência do problema ao longo dos governos do Distrito Federal. A metodologia de pesquisa segue a linha do estudo exploratório e privilegiou os resultados qualitativos, que consubstanciam a pesquisa com dados e informações relevantes acerca da proposta do estudo, sobre a ponderação quantitativa embasada em conferência de eventos de mesma característica. A coleta de dados ocorre pelas técnicas pesquisa documental e entrevista semiestruturada e foi realizada com gestores de unidades escolares e da unidade central de Ceilândia. As interpretações e inferências dos dados e informações coletados seguiram o método da análise de conteúdo com categorizações e subcategorizações. O diagnóstico revelou comportamentos que dificultam a gestão do quadro de professores de modo a evitar a persistência de situações de ausência de docentes nas salas de aula. Os impactos revelam distorções em relação ao atendimento dos preceitos legais, a que a Administração Pública se subordina, consequências negativas atreladas à inexistência de planejamento estratégico formalizado, regras e procedimentos que não atendem às necessidades gerenciais da entidade, atenção a aspectos de limites financeiros e de gozo de direitos no lugar de gerenciais, e comprometimento da atuação da entidade e de seus servidores em face dos procedimentos para contingenciar a falta de professores em sala. Encerra o estudo com a convicção de que é necessário incrementar sua forma de administrar pela harmonização do planejamento estratégico, e os decorrentes desdobramentos no planejamento e gestão de pessoal da entidade, com o conjunto normativo que regula a prestação de serviços educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Administração pública | en |
dc.subject.keyword | Gestão de pessoas | en |
dc.subject.keyword | Planejamento estratégico | en |
dc.subject.keyword | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) | en |
dc.subject.keyword | Rede pública - professores | en |
dc.subject.keyword | Ceilândia (DF) | en |
dc.title | Análise diagnóstica acerca da falta de professores em salas de aula da Região Administrativa de Ceilândia-DF, e de seus impactos sobre o planejamento de pessoal | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2015-09-23T15:43:47Z | - |
dc.date.available | 2015-09-23T15:43:47Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-23T15:43:47Z | - |
dc.date.submitted | 2015-06-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11184 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Administração Pública
|