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dc.contributor.advisorCâmara, Átila Rabelo Tavares da-
dc.contributor.authorCruz, André Luiz da-
dc.identifier.citationCRUZ, André Luiz da. Análise diagnóstica acerca da falta de professores em salas de aula da Região Administrativa de Ceilândia-DF, e de seus impactos sobre o planejamento de pessoal. 2015. 82 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho objetiva a análise diagnóstica acerca da falta de professores em salas de aula da rede pública de ensino da educação básica do Distrito Federal, com foco na Região Administrativa de Ceilândia, e de seus impactos sobre o planejamento de pessoal. A escolha do tema ocorre pela persistência do problema ao longo dos governos do Distrito Federal. A metodologia de pesquisa segue a linha do estudo exploratório e privilegiou os resultados qualitativos, que consubstanciam a pesquisa com dados e informações relevantes acerca da proposta do estudo, sobre a ponderação quantitativa embasada em conferência de eventos de mesma característica. A coleta de dados ocorre pelas técnicas pesquisa documental e entrevista semiestruturada e foi realizada com gestores de unidades escolares e da unidade central de Ceilândia. As interpretações e inferências dos dados e informações coletados seguiram o método da análise de conteúdo com categorizações e subcategorizações. O diagnóstico revelou comportamentos que dificultam a gestão do quadro de professores de modo a evitar a persistência de situações de ausência de docentes nas salas de aula. Os impactos revelam distorções em relação ao atendimento dos preceitos legais, a que a Administração Pública se subordina, consequências negativas atreladas à inexistência de planejamento estratégico formalizado, regras e procedimentos que não atendem às necessidades gerenciais da entidade, atenção a aspectos de limites financeiros e de gozo de direitos no lugar de gerenciais, e comprometimento da atuação da entidade e de seus servidores em face dos procedimentos para contingenciar a falta de professores em sala. Encerra o estudo com a convicção de que é necessário incrementar sua forma de administrar pela harmonização do planejamento estratégico, e os decorrentes desdobramentos no planejamento e gestão de pessoal da entidade, com o conjunto normativo que regula a prestação de serviços educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAdministração públicaen
dc.subject.keywordGestão de pessoasen
dc.subject.keywordPlanejamento estratégicoen
dc.subject.keywordSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)en
dc.subject.keywordRede pública - professoresen
dc.subject.keywordCeilândia (DF)en
dc.titleAnálise diagnóstica acerca da falta de professores em salas de aula da Região Administrativa de Ceilândia-DF, e de seus impactos sobre o planejamento de pessoalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-09-23T15:43:47Z-
dc.date.available2015-09-23T15:43:47Z-
dc.date.issued2015-09-23T15:43:47Z-
dc.date.submitted2015-06-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11184-
dc.language.isoPortuguêsen
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