Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11175
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JessicaMoniqueBatista.pdf818,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cabeça ruim, morrência do braço e perna esquecida : convivendo e cuidando do derrame na Guariroba, Ceilândia/DF
Autor(es): Batista, Jéssica Monique
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Assunto: Antropologia da saúde
Acidente vascular cerebral
Famílias de doentes
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 17-Set-2015
Referência: BATISTA, Jéssica Monique. Cabeça ruim, morrência do braço e perna esquecida: convivendo e cuidando do derrame na Guariroba, Ceilândia/DF. 2014. 68 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia tem como intuito acompanhar o cotidiano de famílias que convivem com as complicações dos derrames e residem no bairro da Guariroba, localizado na cidade de Ceilândia no Distrito Federal. Através da pesquisa etnográfica, pretendo aproximarmo-nos de experiências como a angústia de tornar-se dependente do cuidado contínuo de um familiar, principalmente do cuidado das esposas; as tensões e os desgastes imbuídos dentro destas relações de cuidado e a experiência de cuidar de um familiar que se encontra inconsciente e acamado. Observarei, ainda, os conhecimentos engendrados por estas pessoas que buscam tanto criar entendimentos acerca dos derrames como também criar formas menos áridas de vivenciá-los. Esta pesquisa insere-se dentro de um contexto etnográfico ainda incipiente nacionalmente, assim, espero entusiasmar pesquisas futuras que possam adensar as discussões que serão apresentadas ao decorrer deste trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons