Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11144
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuizOtavioVieiraMarques.pdf567,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os paulistas e a conquista do sertão : uma comparação entre as abordagens de Alfredo Ellis Júnior e Sérgio Buarque de Holanda
Autor(es): Marques, Luiz Otávio Vieira
Orientador(es): Costa, Kelerson Semerene
Assunto: Bandeirismo
São Paulo (SP) - história
Brasil - história
Ellis Júnior, Alfredo, 1896-1974
Holanda, Sérgio Buarque de, 1902-1982
Brasil - historiografia
Data de apresentação: 18-Ago-2015
Data de publicação: 11-Set-2015
Referência: MARQUES, Luiz Otávio Vieira. Os paulistas e a conquista do sertão: uma comparação entre as abordagens de Alfredo Ellis Júnior e Sérgio Buarque de Holanda. 2015. 37 f. Monografia (Licenciatura e Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como os temas do bandeirismo - entendido como o movimento itinerante da sociedade colonial paulista rumo ao sertão, no interior do território nacional - e da formação da sociedade paulista, foram abordados por dois autores de grande relevância na historiografia do Brasil em algumas de suas obras: Alfredo Ellis Júnior, em Meio Século de bandeirismo (1939), e Sérgio Buarque de Holanda, em Monções (1945) e Raízes do Brasil (1936). Neste estudo, a apresentação dos trabalhos é sucedida de uma comparação das duas perspectivas e influências na construção de cada abordagem. Concluiu-se que Alfredo Ellis Júnior aborda o bandeirismo como um capítulo de uma epopeia paulista construída por ele, enquanto Sérgio Buarque de Holanda aborda este tema como a construção de uma cultura híbrida, nem europeia nem indígena, mas americana.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons