Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11143
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielaEvoraMoreira.pdf894,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relações Brasil-China : cooperação estratégico-espacial (1984 -1988)
Autor(es): Moreira, Gabriela Evora
Orientador(es): Vidigal, Carlos Eduardo
Assunto: Impacto dos atos bilaterais
Brasil - China - relações
Cooperação espacial
Energia nuclear
China - relações exteriores
Brasil - relações exteriores
Cooperação internacional
Cooperação Sul-Sul
Data de apresentação: 27-Jul-2015
Data de publicação: 11-Set-2015
Referência: MOREIRA, Gabriela Evora. Relações Brasil-China: cooperação estratégico-espacial (1984 -1988). 2015. 46 f. Monografia (Licenciatura e Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Neste trabalho, pretende-se analisar o impacto dos atos bilaterais, “O acordo entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Popular da China para a cooperação nos usos pacíficos da energia nuclear” acordado em 11 de outubro de 1984, para o uso pacífico da energia nuclear e o “Protocolo sobre aprovação de pesquisa e produção de satélites de recursos da terra entre os governos das Repúblicas Federativa do Brasil e Popular da China”, em 6 de julho de 1988 com o objetivo de firmar a cooperação espacial entre esses países. Esse tema é pertinente à atualidade política e econômica brasileira. A análise da reação da sociedade brasileira pelo Jornal Correio Braziliense vai mostrar o impacto imediato da forma como essas relações com o exterior moldam-se na década de 1980. Há a intenção de gerar discussões sobre como os atos bilaterais se concluíram, além de todo o processo que leva até assinarem os documentos. Tem como fonte o jornal Correio Braziliense, cidade-sede Brasília, lar de embaixadas estrangeiras, por meio de pesquisa de forma manual, em coleções de jornais disponíveis no Centro de documentação do Correio Braziliense (CEDOC).
Informações adicionais: Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons