Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Denise de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Natália Dantas Gouvêa | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Natália Dantas Gouvêa. A construção do conceito de número em uma criança com dificuldade em matemática. 2015. 39 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. | en |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho de Conclusão do Curso de Psicopedagogia da Universidade de Brasília foi realizar uma intervenção psicopedagógica, para avaliar e promover o desenvolvimento do conceito de número em uma criança de oito anos. O método de intervenção é baseado em Fávero (2001). O primeiro passo para a intervenção é a avaliação do sujeito que tem como objetivo conhecer o sujeito e suas capacidades. Após a devida identificação de suas habilidades e competências, inicia-se o processo de intervenção. O objetivo de uma sessão e seu procedimento se fundamentam na avaliação da sessão anterior. Ficou evidente que a reversibilidade do pensamento, conservação, permanência do objeto e o conceito de classes não foram plenamente desenvolvidos, influenciando o desenvolvimento dos demais conceitos matemáticos. As intervenções foram realizadas com intuito de desenvolver conceitos primários que favorecessem a aquisição de conceito de número como cardinal. Concluimos, com fundamento na teoria de Piaget (1987), por um processo adaptativo de assimilação e acomodação, ao deparar com as tarefas o sujeito acabou reelaborando os conceitos e formando novos esquemas o que favoreceu o desenvolvimento cognitivo. Ao final da 5a sessão de intervenção o sujeito já apresentava relativo domínio da cardinalização, não utilizando a contagem termo a termo. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Intervenção psicopedagógica | en |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Número - conceito em crianças | en |
dc.subject.keyword | Crianças - intervenção psicopedagógica | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | en |
dc.title | A construção do conceito de número em uma criança com dificuldade em matemática | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2015-09-10T15:21:02Z | - |
dc.date.available | 2015-09-10T15:21:02Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-10T15:21:02Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11127 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|