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dc.contributor.advisorVieira, Denise de Oliveira-
dc.contributor.authorLopes, Cleane Maria dos Santos Terroso-
dc.identifier.citationLOPES, Cleane Maria dos Santos Terroso. A autoestima e as competências para leitura e escrita na pesquisa de intervenção. 2015. v, 46 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta a pesquisa de intervenção, como uma metodologia proposta por Fávero (2012), a qual defende que a estratégia de intervenção é o encadeamento das sessões, no qual os resultados da sessão anterior fornecem subsídios para a sessão seguinte. O sujeito da pesquisa cursava o 3º ano do ensino fundamental, na rede pública do DF e estava inserido em instituição de acolhimento, apresentando dificuldades de aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi aumentar a autoestima do sujeito, com o intuito de desenvolver competências relacionadas à aprendizagem da leitura e escrita. Os referenciais teóricos utilizados foram relacionados ao conceito de vulnerabilidade social, ocasionando dificuldades de aprendizagem e interferindo na construção do autoconceito. A avaliação mostrou que o sujeito está em transição do nível pré-silábico para o silábico alfabético na construção da escrita, segundo o referencial da Psicogênese, e também que o desenvolvimento cognitivo estava aquém do esperado para sua idade cronológica. Concluímos que o aluno provavelmente possui uma alteração auditiva que pode estar influenciando nas competências relacionadas à aquisição da leitura e escrita. Observamos também que o aumento da autoestima influencia positivamente o autoconceito, a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, sendo este um sistema que se retroalimenta. O trabalho contribuiu para a formação da pesquisadora, principalmente revelando o processo de intervir a partir de uma avaliação sistematizada, de modo que os resultados sinalizam os caminhos para a elaboração da proposta de intervenção.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordIntervenção psicopedagógicaen
dc.subject.keywordVulnerabilidade socialen
dc.subject.keywordAprendizagem - dificuldadesen
dc.subject.keywordAlfabetização - diretrizes pedagógicasen
dc.subject.keywordDificuldades escolaresen
dc.subject.keywordAdolescentes - intervenção psicopedagógicaen
dc.titleA autoestima e as competências para leitura e escrita na pesquisa de intervençãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-10T15:12:01Z-
dc.date.available2015-09-10T15:12:01Z-
dc.date.issued2015-09-10T15:12:01Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11126-
dc.language.isoPortuguêsen
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