Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Denise de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Lopes, Cleane Maria dos Santos Terroso | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Cleane Maria dos Santos Terroso. A autoestima e as competências para leitura e escrita na pesquisa de intervenção. 2015. v, 46 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta a pesquisa de intervenção, como uma metodologia proposta por Fávero (2012), a qual defende que a estratégia de intervenção é o encadeamento das sessões, no qual os resultados da sessão anterior fornecem subsídios para a sessão seguinte. O sujeito da pesquisa cursava o 3º ano do ensino fundamental, na rede pública do DF e estava inserido em instituição de acolhimento, apresentando dificuldades de aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi aumentar a autoestima do sujeito, com o intuito de desenvolver competências relacionadas à aprendizagem da leitura e escrita. Os referenciais teóricos utilizados foram relacionados ao conceito de vulnerabilidade social, ocasionando dificuldades de aprendizagem e interferindo na construção do autoconceito. A avaliação mostrou que o sujeito está em transição do nível pré-silábico para o silábico alfabético na construção da escrita, segundo o referencial da Psicogênese, e também que o desenvolvimento cognitivo estava aquém do esperado para sua idade cronológica. Concluímos que o aluno provavelmente possui uma alteração auditiva que pode estar influenciando nas competências relacionadas à aquisição da leitura e escrita. Observamos também que o aumento da autoestima influencia positivamente o autoconceito, a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, sendo este um sistema que se retroalimenta. O trabalho contribuiu para a formação da pesquisadora, principalmente revelando o processo de intervir a partir de uma avaliação sistematizada, de modo que os resultados sinalizam os caminhos para a elaboração da proposta de intervenção. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Intervenção psicopedagógica | en |
dc.subject.keyword | Vulnerabilidade social | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - dificuldades | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização - diretrizes pedagógicas | en |
dc.subject.keyword | Dificuldades escolares | en |
dc.subject.keyword | Adolescentes - intervenção psicopedagógica | en |
dc.title | A autoestima e as competências para leitura e escrita na pesquisa de intervenção | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2015-09-10T15:12:01Z | - |
dc.date.available | 2015-09-10T15:12:01Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-10T15:12:01Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11126 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|