Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Neves, Regina da Silva Pina | - |
dc.contributor.author | Lins, Karen Mendes | - |
dc.identifier.citation | LINS, Karen Mendes. A resolução de problemas em matemática: um estudo com professoras do 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública do Distrito Federal. 2015. 131 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. | en |
dc.description.abstract | A formação de professores ainda enfrenta problemas históricos que, em muitos casos, gera professores não preparados para a prática profissional. Em função disso, a sala de aula é, para muitos, um laboratório em que os professores aprendem a atuar como docentes. Nesse contexto de fragilidades e lacunas, o ensino da matemática é uma das áreas prejudicadas, pois crenças de que se trata de conhecimento impossível de ser aprendido e vivido têm acompanhado professores e alunos ao longo do tempo. Diante disso, essa pesquisa apresenta estudos que relatam caminhos em prol da renovação dos cursos de licenciatura em Pedagogia a partir de estratégias que desmistifiquem a aprendizagem e a “ensinagem” da matemática. Há muitas possibilidades de mudança e, dentre elas, apresentamos a proposta metodológica da Resolução de Problemas defendida por Onuchic e Allevato (2011) como uma forma enriquecedora e real de apresentar os conceitos matemáticos e de modificar o caminho de seu ensino e aprendizagem. O estudo ocorreu com professoras da escola pública do 3º ano do Ensino Fundamental e seu objetivo foi trabalhar a educação matemática por meio da resolução de problemas, assim como refletir sobre o pensar matemático dos alunos a fim de promover aprendizagem significativa e, consequentemente, transformar a impressão historicamente criada acerca dos conhecimentos matemáticos. Os resultados mostram que é possível promover a construção dos conceitos matemáticos por meio da resolução de problemas, assim como provocar reflexões e mudança de postura do professor em sua atuação profissional. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | en |
dc.subject.keyword | Intervenção psicopedagógica | en |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino fundamental) | en |
dc.subject.keyword | Matemática - resolução de problemas | en |
dc.subject.keyword | Professores - intervenção psicopedagógica | en |
dc.title | A resolução de problemas em matemática : um estudo com professoras do 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública do Distrito Federal | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2015-09-10T15:06:18Z | - |
dc.date.available | 2015-09-10T15:06:18Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-10T15:06:18Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11125 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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