Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11124
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuanaChavesMartins.pdf2,2 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto-
dc.contributor.authorMartins, Luana Chaves-
dc.identifier.citationMARTINS, Luana Chaves. Presença dos contos de fadas e do desenho infantil na intervenção psicopedagógica: uma leitura psicanalítica. 2015. 68 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho é fruto do estágio supervisionado realizado com uma criança de quatro anos de idade, sob orientação da professora doutora Lúcia H. C. Z. Pulino, e se intitula Presença dos contos de fadas e do desenho infantil na intervenção psicopedagógica: uma leitura psicanalítica. O aporte teórico escolhido para esta pesquisa foi a psicanálise, então, a discussão desse trabalho sustentou a partir do diálogo da pesquisa com autores psicanalistas que se debruçam no intuito de interpretar e dar conta do estudo da educação e do sujeito aprende. Essa pesquisa, portanto, visou sondar vestígios do inconsciente acerca dos processos de aprendizagem e subjetividade e a partir disso, propôs uma intervenção no intuito desmistificar fatores que possam vir a interferir nesses processos. Diante disso, essa pesquisa se utilizou da interpretação dos contos de fadas e desenhos infantis, sob o olhar da teoria psicanalítica, a fim de oferecer subsídios para a família e para a escola no tocante ao estilo de aprendizagem do sujeito em questão. Para dar forma a esse trabalho, a pesquisa e a intervenção realizadas se estruturam da seguinte maneira: primeiramente o referencial teórico; em seguida, as oficinas de avaliação e intervenção psicopedagógicas; logo depois, a discussão dos resultados obtidos; e por fim, as considerações finais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordIntervenção psicopedagógicaen
dc.subject.keywordPsicopedagogia - psicanáliseen
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagem - psicopedagogiaen
dc.subject.keywordDesenho infantilen
dc.subject.keywordContos de fadasen
dc.subject.keywordCrianças - intervenção psicopedagógicaen
dc.titlePresença dos contos de fadas e do desenho infantil na intervenção psicopedagógica : uma leitura psicanalíticaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-10T15:00:51Z-
dc.date.available2015-09-10T15:00:51Z-
dc.date.issued2015-09-10T15:00:51Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11124-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons