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https://bdm.unb.br/handle/10483/11121
Título: | A bioquímica na voz dos alunos universitários adultos e de seus monitores : a psicopedagogia na universidade |
Autor(es): | Souza, Joana D’Arc Sampaio de |
Orientador(es): | Fávero, Maria Helena |
Assunto: | Bioquímica - estudo e esino Intervenção psicopedagógica Bioquímica Aprendizagem - dificuldades Ciências - estudo e ensino Química - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 10-Set-2015 |
Referência: | SOUZA, Joana D’Arc Sampaio de. A bioquímica na voz dos alunos universitários adultos e de seus monitores: a psicopedagogia na universidade. 2015. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente estudo descreve uma intervenção psicopedagógica que acolheu a visão dos estudantes universitários frente à dificuldade que encontram para a compreensão dos conceitos da matéria bioquímica e a apresentação destas visões aos monitores da referida disciplina. Foi baseado no aporte teórico de Fávero (2005, 2001, 2012, 2014) e de outros autores que estão em consenso sobre o conhecimento e as concepções sobre práticas de ensinar e aprender. Este trabalho abordou nossa questão particular: as dificuldades de aprendizagem de conceitos de química básica por adultos universitários. O trabalho foi realizado em uma Instituição de Educação Superior Pública, em Brasília-DF, que atende, entre outros, ao curso de graduação frequentado pelos sujeitos de nossa pesquisa. Na discussão fica evidente a autovalorização da disciplina específica, que se contrapõe a uma prática educativa que favoreça a aprendizagem significativa e interdisciplinar. É primordial mudar a forma de ensinar ciência e o modo de estabelecer as relações entre os saberes como indispensáveis à atividade científica. Para isso, é necessário possibilitar uma reflexão no espaço educativo, de modo a explicitar parcerias que viabilizem uma mudança de postura, uma alteração na forma de enxergar o aluno, bem como em relação à prática pedagógica. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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