Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11118
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThaisNevesSilva.pdf710,68 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, José Alves-
dc.contributor.authorSilva, Thais Neves-
dc.identifier.citationSILVA, Thais Neves. Relação da remuneração dos auditores com o tamanho dos clientes, o fato da auditoriaser big four e o tempo de relacionamento auditor/cliente. 2015. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.en
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi identificar se há relação entre o tamanho do cliente que contrata os serviços de auditoria, a firma de auditoria ser uma big four, o primeiro ano de contrato auditor/cliente e a remuneração dos auditores em empresas do mercado de capitais brasileiro, listadas na BM&FBovespa. Para a obtenção dos resultados desta pesquisa foi utilizado testes empíricos com dados de 339 companhias entre os anos de 2009 a 2013.Os resultados dos testes empíricos, realizados por meio de estimação de modelo de regressão com dados em painel, confirmaram as hipóteses que previram: (i) associação positiva entre o tamanho do cliente e a remuneração do auditor, ou seja, quanto maior o tamanho do cliente, maior será a remuneração dos auditores independentes; e (ii) relação positiva entre o fato de a firma de auditoria ser uma big four e a remuneração dos auditores independentes. Por outro lado, a terceira hipótese de pesquisa, que discorre sobre a associação positiva entre o fato de a auditoria ser realizada no primeiro ano de contrato e a remuneração dos auditores independentes foi rejeitada. Em relação às variáveis de controle, os resultados mostram que a remuneração dos auditores: (i) tem relação positiva com a estrutura de governança corporativa das empresas; (ii) registra relação negativa com o índice de liquidez corrente dos clientes; e (iii) não apresenta relação estatisticamente relevante com o retorno sobre o patrimônio líquido e com o grau de alavancagem das entidades auditadas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordClientes - relacionamentoen
dc.subject.keywordAuditoresen
dc.titleRelação da remuneração dos auditores com o tamanho dos clientes, o fato da auditoria ser big four e o tempo de relacionamento auditor/clienteen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-09-09T18:22:38Z-
dc.date.available2015-09-09T18:22:38Z-
dc.date.issued2015-09-09T18:22:38Z-
dc.date.submitted2015-06-24-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11118-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons