Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PedroLucioRodriguesGomide.pdf278,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle interno no setor de arrecadação de ITBI : o caso de um município mineiro
Autor(es): Gomide, Pedro Lúcio Rodrigues
Orientador(es): Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Assunto: Administração tributária
Arrecadação de tributos
Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
Administração pública - controle interno
Data de apresentação: 3-Jul-2015
Data de publicação: 9-Set-2015
Referência: GOMIDE, Pedro Lúcio Rodrigues. Controle interno no setor de arrecadação de ITBI: o caso de um município mineiro. 2015. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Em virtude da importância de uma administração tributária eficiente para a arrecadação da receita necessária ao provimento de serviços públicos, este trabalho tem como objetivo geral a análise do Sistema de Controle Interno do Setor de Arrecadação de ITBI de uma Prefeitura. Para isto, inicialmente apresentou-se um embasamento teórico sobre Controle Interno e sobre a Arrecadação Tributária Municipal. Em seguida, buscou-se identificar as atividades do setor e a aplicação do controle interno nesse sistema, quando foi verificada a eficiência e avaliada a eficácia dos procedimentos. Após esta análise, conclui-se que o sistema de controle interno estudado apresenta falhas que devem ser prontamente corrigidas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons