Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11112
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KesleyJaciaradaFonseca.pdf558,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre o retorno do patrimônio líquido e a participação tributária nos ativos das empresas : um estudo realizado em companhias brasileiras de capital aberto do setor manufatureiro no período de 2000 a 2014
Autor(es): Fonseca, Kesley Jaciara da
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Empresas de manufatura
Empresas - patrimônio líquido
Tributos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 9-Set-2015
Referência: FONSECA, Kesley Jaciara da. A relação entre o retorno do patrimônio líquido e a participação tributária nos ativos das empresas: um estudo realizado em companhias brasileiras de capital aberto do setor manufatureiro no período de 2000 a 2014. 2015. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os diversos tributos, aos quais os contribuintes devem pagar ao fisco, geram discussões, principalmente sobre a sua alta carga e a efetividade da aplicação desses recursos. O presente trabalho apresenta a relação entre a remuneração do governo (RG) e o desempenho do capital próprio (RA) em empresas de manufatura brasileiras, no período de 2000 a 2014. A carga tributária brasileira é distribuída entre tributos diretos e indiretos, para fins dessa pesquisa utilizou-se dos tributos diretos, sendo eles o Imposto de Renda de Pessoal Jurídicas – IRPJ e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. A base de dados foi obtida a partir do repositório da Economática, que apresenta as informações de companhias abertas no Brasil, presentes na Bovespa. Foram avaliadas 16 empresas, segmentadas por trimestres, o objetivo principal foi analisar a evolução da carga tributária direta das empresas, evolução do retorno sobre o patrimônio liquido e relacionar essas evoluções no período estudado. Após análise de dados ficaram evidenciadas associação direta e relação de causalidade entre o desempenho do capital próprio e a participação do governo nos ativos das empresas por meio dos tributos diretos sobre o lucro.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons