Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11110
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrendaReginaValcanaiaBermudez.pdf697,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre a despesa com pessoal dos tribunais de contas brasileiros e o PIB
Autor(es): Bermudez, Brenda Regina Valcanaia
Orientador(es): Ferreira, Lucas Oliveira Gomes
Assunto: Brasil. Lei de responsabilidade fiscal (2000)
Tribunal de Contas da União (TCU)
Produto interno bruto
Tribunais de contas
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 2-Jul-2015
Data de publicação: 8-Set-2015
Referência: BERMUDEZ, Brenda Regina Valcanaia. A relação entre a despesa com pessoal dos tribunais de contas brasileiros e o PIB. 2015. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho objetiva verificar se há relação entre o montante gasto com despesa com pessoal pelos tribunais de contas com o crescimento da produção e a arrecadação dos entes federados. Para isso foram examinados os Relatórios de Gestão Fiscal dos Tribunais de Contas da União, dos Estados e dos Municípios brasileiros no período de 2004 a 2012, de onde foram extraídos a receita corrente líquida, o limite máximo de gasto com pessoal e a despesa total com pessoal. O Produto Interno Bruto (PIB) de cada local foi obtido no sítio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Utilizando um modelo de dados em painel, no qual a despesa total com pessoal é a variável dependente e a receita corrente líquida, o limite máximo de gasto com pessoal e o PIB são as variáveis explicativas, conclui-se que há significância estatística entre despesa com pessoal e as variáveis explicativas, e pode-se dizer que elas influenciam a variável dependente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons