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Título: Relatório intencional : uma análise sobre Gerenciamento de Impressões em Relatórios de Administração de Companhias Brasileiras de Capital Aberto
Autor(es): Carvalho, Ricardo Porto de
Orientador(es): Rodrigues, Fernanda Fernandes
Assunto: Relatórios de administração
Companhias Brasileiras de Capital Aberto
Tomada de decisão
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 8-Set-2015
Referência: CARVALHO, Ricardo Porto de. Relatório intencional: uma análise sobre Gerenciamento de Impressões em Relatórios de Administração de Companhias Brasileiras de Capital Aberto. 2015. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Muitas são as fontes de informação utilizadas pelos acionistas para tomada de decisão, mas destaca-se o Relatório de Administração. Por este ser uma demonstração narrativa, existe uma certa predileção por parte dos usuários de informações contábeis que não possuem conhecimento técnico contábil. Por ser um relatório muito procurado e não auditado ele se tornou um grande alvo de Gerenciamento de Impressões. A literatura sobre o tema aponta que um dos grandes meios para tal gerenciamento é a manipulação de gráficos. Segundo Beattie e Jones (1992, 2008) existem três tipos de infidelidade gráficas: seletividade, distorção de medidas e melhora da apresentação. Este estudo tem como objeto de pesquisa os Relatórios de Administração, e procura verificar a existência de gerenciamento de impressões por seletividade de informação gráfica e investiga se os gestores utilizam gráficos dependendo do resultado financeiro do exercício. Foi analisado se empresas com resultados desfavoráveis publicam gráficos no seu relatório, e se publicam, se o assunto diz respeito a esse resultado ruim. Verificou-se também se o volume do documento se altera em relação ao resultado financeiro. Para tal levantou-se uma amostra aleatória de relatórios de Administração de 150 Companhias Brasileiras de Capital Aberto listadas na CVM, ativas por pelo menos 18 anos, no período entre 1997 e 2014. O estudo evidenciou que quando os resultados financeiros são desfavoráveis a entidade tende a não apresentar gráficos sobre resultado, preferindo publicar sobre outros assuntos. O estudo revelou também que quando isso acontece a companhia tende a divulgar seus relatórios com menos gráficos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
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