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dc.contributor.advisorWilbert, Marcelo Driemeyer-
dc.contributor.authorFlores, Mikael Rocha-
dc.identifier.citationFLORES, Mikael Rocha. Eficiência dos aeroportos administrados pela Infraero: um estudo de análise de envoltória de dados. 2015. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.en
dc.description.abstractO setor de transporte aéreo ganhou ao longo dos anos papel relevante no processo de globalização e desenvolvimento da economia a nível nacional e global. Visto que os recursos públicos são escassos e a demanda do setor é crescente, a utilização de uma ferramenta que analisa a eficiência dos aeroportos públicos dá visibilidade aos problemas estruturais e possibilita o mapeamento de estratégias que procuram alocar adequadamente os insumos frente às necessidades dos terminais. O objetivo deste trabalho é mensurar e avaliar a eficiência operacional e financeira de 63 aeroportos públicos, administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por meio da ferramenta de Data Envelopment Analysis (DEA). Foram feitas análises das eficiências operacionais e financeiras, separadamente, considerando sempre o mesmo conjunto de aeroportos, em dois períodos de tempos diferentes, os anos de 2010 e 2013. Além disso, para oferecer um panorama do setor ao longo do tempo, dados de 2003 a 2013 são estudados por meio de estatística descritiva. Os resultados evidenciaram na análise operacional que apenas 12,7% dos terminais pesquisados foram eficientes em 2010 e 11,1% em 2013. Já na análise financeira foram eficientes 9,5% dos aeroportos em 2010 e 14,3% em 2013. Os resultados também revelaram a necessidade de atenção ao setor na procura de solucionar os gargalos e, consequentemente, melhorar a eficiência através da modernização, melhoria da qualidade do atendimento, investimentos adequados na infraestrutura e equilíbrio entre receita e despesa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAeroportosen
dc.subject.keywordEmpresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO)en
dc.subject.keywordRecursos públicosen
dc.subject.keywordAeroportosen
dc.titleEficiência dos aeroportos administrados pela Infraero : um estudo de análise de envoltória de dadosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-09-03T19:52:30Z-
dc.date.available2015-09-03T19:52:30Z-
dc.date.issued2015-09-03T19:52:30Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11085-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The airline industry has earned over the years a relevant role in the globalization process and economic development at national and global level. Since public resources are scarce and the industry demand has been growing, the use of a tool which analyzes the public airports’ efficiency gives visibility to structural problems and enables the mapping of strategies that seek to properly allocate the inputs according to the terminals needs. The objective of this study is to measure and evaluate the operating and financial efficiency of 63 public airports, administered by the Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), through the Data Envelopment Analysis Tool (DEA). Analysis of operational and financial efficiencies were made separately, always considering the same number of airports in two different moments in time, the years 2010 and 2013. Furthermore, to provide the sector overview over time, 2003 to 2013 data are studied by using descriptive statistics. The results showed for operational analysis that only 12.7% of analyzed terminals were efficient in 2010 and 11.1% in 2013. In the financial analysis were efficient 9.5% of airports in 2010 and 14.3% in 2013. The results also revealed the need for attention to the sector in seeking to resolve bottlenecks and thereby improve efficiency through modernization, improvement of the service quality, adequate investments in infrastructure and balance between income and expenditure.-
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