Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11084
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_YsmaelJonnathasCelestinoDaSilva.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mais que mil palavras : análise do uso de recursos gráficos e gerenciamento de impressão nos Relatórios da Administração
Autor(es): Silva, Ysmael Jonnathas Celestino da
Orientador(es): Rodrigues, Fernanda Fernandes
Assunto: Relatórios de administração
Recursos gráficos
Empresas
Data de apresentação: 30-Jun-2015
Data de publicação: 3-Set-2015
Referência: SILVA, Ysmael Jonnathas Celestino da. Mais que mil palavras: análise do uso de recursos gráficos e gerenciamento de impressão nos Relatórios da Administração. 2015. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os recursos gráficos possuem a capacidade de evidenciar uma informação de forma atrativa podendo transmitir aos usuários uma informação de fácil assimilação devido ao apelo visual. Entretanto, os gráficos também podem desviar a atenção de pontos que demonstram aspectos negativos ou reforçar determinadas mensagens, de modo que a utilização de gráficos pode gerar uma mudança na percepção de um relatório. Tal mudança de percepção pode ocorrer através do gerenciamento de impressão que consiste em um processo no qual os esforços envidados por um indivíduo ocorre de maneira especifica afim de criar uma imagem social desejada. No Relatório da Administração, o gerenciamento de impressão através da utilização de gráficos pode ocorrer por meio da melhora de apresentação, que consiste em dar ênfase ou ofuscação nos componentes dos gráficos. Tendo isto em vista, esta pesquisa levantou a seguinte hipótese: as companhias que utilizam recursos gráficos em seu relatório apresentam maior gerenciamento de impressão por melhora de apresentação quando registram resultados positivos. Para testar tal hipótese foi selecionada uma amostra de 2.700 Relatórios da Administração, referente aos relatórios de 150 Companhias no período de 1997 a 2014, assim foram realizadas regressões com dados em painel utilizando quatro modelos de estimação Polled e Efeitos fixos (seccionais, período e duplo efeito fixo). Verificou-se através da análise descritiva que houve uma evolução do uso de gráficos e realces de apresentação ao longo do tempo, através de teste do χ 2 encontrou evidências de gerenciamento de impressão por realce de apresentação quando comparado relatórios com realce x sem realce e quanto aos testes econométricos não foi encontrada nenhuma relação estatisticamente relevante que comprovassem a hipótese levantada neste trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons