Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThaisNunesBatista.pdf562,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Psicopedagogia e inclusão : desafios na reinserção de aluno autista em classe regular de ensino
Autor(es): Batista, Thaís Nunes
Orientador(es): Vieira, Denise de Oliveira
Assunto: Inclusão escolar
Educação de crianças
Autismo em crianças
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Set-2015
Referência: BATISTA, Thaís Nunes. Psicopedagogia e inclusão: desafios na reinserção de aluno autista em classe regular de ensino. 2015. 50 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo a reinserção de sujeito autista em turma regular e inclusiva de ensino. A metodologia utilizada foi a pesquisa de intervenção, fundamentada em Fávero (2012), ao mesmo tempo em que informações são coletadas, práticas mediadoras de ensino são tomadas afim de interferir positivamente nas situações que vão surgindo e a análise dos resultados de uma atividade de intervenção orienta a sessão seguinte. A metodologia teve base teórica nas abordagens histórico-cultural e no reforçamento positivo da análise comportamental aplicada, que se fizeram complementares nesse estudo. São participantes a comunidade escolar, família e aluno-alvo. O aluno passou de um estado inicial desafiador, rejeitando a proposta de inclusão a um momento participativo das atividades que favoreceriam sua reinserção. Concluiu-se que a inclusão de autistas deve ser pensada e repensada com extremo cuidado, lembrando sempre de manter o foco no indivíduo e em suas necessidades, garantindo que seja desenvolvido um trabalho que potencialize suas habilidades e propicie sua inclusão social, ampliando suas interações em qualidade e quantidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons