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https://bdm.unb.br/handle/10483/11081
Título: | Psicopedagogia e inclusão : desafios na reinserção de aluno autista em classe regular de ensino |
Autor(es): | Batista, Thaís Nunes |
Orientador(es): | Vieira, Denise de Oliveira |
Assunto: | Inclusão escolar Educação de crianças Autismo em crianças |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 3-Set-2015 |
Referência: | BATISTA, Thaís Nunes. Psicopedagogia e inclusão: desafios na reinserção de aluno autista em classe regular de ensino. 2015. 50 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esse trabalho teve como objetivo a reinserção de sujeito autista em turma regular e inclusiva de ensino. A metodologia utilizada foi a pesquisa de intervenção, fundamentada em Fávero (2012), ao mesmo tempo em que informações são coletadas, práticas mediadoras de ensino são tomadas afim de interferir positivamente nas situações que vão surgindo e a análise dos resultados de uma atividade de intervenção orienta a sessão seguinte. A metodologia teve base teórica nas abordagens histórico-cultural e no reforçamento positivo da análise comportamental aplicada, que se fizeram complementares nesse estudo. São participantes a comunidade escolar, família e aluno-alvo. O aluno passou de um estado inicial desafiador, rejeitando a proposta de inclusão a um momento participativo das atividades que favoreceriam sua reinserção. Concluiu-se que a inclusão de autistas deve ser pensada e repensada com extremo cuidado, lembrando sempre de manter o foco no indivíduo e em suas necessidades, garantindo que seja desenvolvido um trabalho que potencialize suas habilidades e propicie sua inclusão social, ampliando suas interações em qualidade e quantidade. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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