Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11077
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlineRodriguesGontijo.pdf968,01 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreire, Fátima de Souza-
dc.contributor.authorGontijo, Aline Rodrigues-
dc.identifier.citationGONTIJO, Aline Rodrigues. Disposição a pagar pelo ensino na universidade pública federal: uma aplicação da valoração contingente no curso de pedagogia da Universidade de Brasília (UnB). 2015. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.en
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo avaliar quanto, em termos monetários, os discentes do curso de graduação de pedagogia da Universidade de Brasília (UnB) estariam dispostos a pagar pela estrutura educacional disponível atualmente e, se fossem disponibilizadas mudanças, observar se esta disposição seria conservada. Com a finalidade de analisar a problemática estabelecida foi utilizado o método de valoração contingente (MVC), utilizando cálculos estatísticos para encontrar o valor da disposição a pagar (DAP). Para isso, foram aplicados dois tipos de questionário, um com a modalidade open-ended e outro com a modalidade referendo para avaliar a aceitação de cada cenário hipotético que foi criado e apresentado aos alunos. A não aceitação dos lances ofertados foi de, aproximadamente, 72% das respostas aos cenários. O efeito da ancoragem e a teoria do bem público podem explicar as respostas, visto que os respondentes relataram que a escolha da UnB se deve pelo fato de ser uma universidade pública. A DAP encontrada na técnica open-ended foi o valor médio de R$ 600,00. Já a DAP na técnica referendo foi de R$ 895.72. Considerando esses valores, caso a UnB deixasse de existir, pode-se dizer que os discentes que estariam dispostos a pagar poderiam ser alocados em IES particulares do DF. Em outro aspecto, ao observar o custo do aluno na universidade, constata-se que, caso o curso de pedagogia fosse pago, os valores de DAP não cobririam esses gastos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMétodo de valoração contingente (MVC)en
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades públicasen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Pedagogiaen
dc.subject.keywordEnsino públicoen
dc.subject.keywordEstudantes universitários - Pedagogiaen
dc.titleDisposição a pagar pelo ensino na universidade pública federal : uma aplicação da valoração contingente no curso de pedagogia da Universidade de Brasília (UnB)en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-09-03T15:33:08Z-
dc.date.available2015-09-03T15:33:08Z-
dc.date.issued2015-09-03T15:33:08Z-
dc.date.submitted2015-07-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11077-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons