Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11074
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LineaPaschoalWestphaldeOliveira.pdf596,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As sanções que podem ser aplicadas à Petrobras a partir do atraso das demonstrações contábeis de 2014 : análise fundada nos julgados da CVM
Autor(es): Oliveira, Línea Paschoal Westphal de
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
Petrobras
Sanções administrativas
Petrobras - demonstrações financeiras
Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - sanções administrativas
Data de apresentação: 26-Jun-2015
Data de publicação: 3-Set-2015
Referência: OLIVEIRA, Línea Paschoal Westphal de. As sanções que podem ser aplicadas à Petrobras a partir do atraso das demonstrações contábeis de 2014: análise fundada nos julgados da CVM. 2015. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: As Sociedades Anônimas, de capital aberto, que precisam captar recursos, a custos satisfatórios, para seus empreendimentos, disponibilizam a venda de seus valores mobiliários no mercado de capitais. A regulamentação e fiscalização desse mercado é realizada pela Comissão de Valores Mobiliários, que busca, por meio da aplicação de sanções, efeito educativo e punitivo nos participantes, visando coibir comportamentos irregulares. A divulgação periódica de informações ao público investidor constitui umas das principais obrigações das companhias abertas, no intuito de proteger os acionistas, investidores e outros usuários. A companhia brasileira Petrobras, ativa no mercado de capitais, não atendeu à Lei na apresentação de seus relatórios financeiros trimestrais e anuais, referentes ao ano de 2014. A empresa publicou o relatório trimestral sem revisão dos auditores externos e ambos com atraso pelo prazo legal. O presente trabalho tem como objetivo analisar a discussão envolvendo a Petrobras quanto a possibilidade da empresa e/ou seus diretores sofrer alguma penalização pela CVM devido a essas irregularidades. Diante desse cenários, realizou-se uma pesquisa sobre as decisões da CVM nos processos administrativos sancionadores, do período de 2010 a 2014, com intuito de verificar qual a frequência de casos sancionados pela CVM devido a atraso ou não envio dos relatórios financeiros à autarquia no prazo definido em lei. E qual o entendimento do órgão para casos análogos ao da Estatal, examinando se esses julgados sancionaram as empresas e/ou os administradores e qual tipo de sanção foi aplicada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons