Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11073
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JonathanMachadoRochadosSantos.pdf597,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Passivo ambiental : a preocupação dos impactos causados ao meio ambiente pelas empresas de Saneamento Básico no Brasil
Autor(es): Santos, Jonathan Machado Rocha dos
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Meio ambiente
Contabilidade ambiental
Desenvolvimento sustentável
Saneamento básico
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Set-2015
Referência: SANTOS, Jonathan Machado Rocha dos. Passivo ambiental: a preocupação dos impactos causados ao meio ambiente pelas empresas de Saneamento Básico no Brasil. 2015. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Atuar no mercado com o propósito de resguardar a natureza, torna a empresa mais atrativa, além de possuir grande relevância do ponto de vista do consumidor e dos investidores. O objetivo deste trabalho é analisar o comprometimento das Companhias de Saneamento Básico do Brasil quanto a essência do passivo ambiental, através de informações levantadas no sítio do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, órgão responsável pelo monitoramento das atividades que envolvem o meio ambiente, e observar se houve a restauração do meio impactado. As companhias estão se empenhando em restaurar o meio ambiente, diante da existência de impactos causados? Foram levantados dados do IBAMA para auferir resultados quanto o surgimento de obrigações para com a natureza. As empresas selecionadas foram as companhias de saneamento básico dos estados brasileiros. Das vinte e cinco empresas estudas, treze foram autuadas pelo IBAMA durante os anos de 2009 à 2014. Após examinar estes números, indagou-se a respeito da reposição de recursos naturais por parte das empresas infratoras, ou da existência de alguma política de reformulação dos danos causados. A pesquisa aponta que existem empresas que não vêm se preocupando com o assunto tratado e que a poluição do meio ambiente, por parte destas companhias, se faz constante na realidade atual.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons