Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11072
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaCarolinaNascimentoSousa.pdf2,5 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Elizabeth-
dc.contributor.authorSousa, Ana Carolina Nascimento-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Carolina Nascimento. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade: diagnóstico e resgate do vínculo com a aprendizagem. 2015. vi, 77 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractO TDA/H tem sido um dos transtornos mais estudados por profissionais de saúde e por isso possui vários respaldos médico-científicos, no entanto, é muito mal compreendido no contexto escolar no que diz respeito às necessidades educacionais de quem o apresenta. As crianças com o transtorno podem apresentar hiperatividade, desatenção e impulsividade resultando em prejuízo e consequente desinteresse escolar. Neste estudo investigou-se a respeito de uma criança de sete anos no 2º ano do ensino fundamental com suspeita de TDA/H com dificuldades em alfabetização e numéricas. Os métodos utilizados para avaliação foram anamnese com a genitora, questionário informal com a professora, visitas à escola, observação das atitudes da criança frente a materiais diversos de leitura, números e jogos. Os resultados da avaliação revelaram uma criança com desinteresse em atividades típicas escolares, com baixa autoestima, impulsiva e com comportamento de oposição. Foram feitas intervenções com foco na alfabetização e resgate do vínculo com a aprendizagem. Os resultados da intervenção alcançaram melhorias através do vínculo materno e na alfabetização. O estudo concluiu que crianças com TDA/H precisam de trabalho de equipe entre pais, professores e profissionais, bem como intervenções psicopedagógicas que possam favorecer as habilidades da criança e usar de materiais atrativos para superação das dificuldades.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)en
dc.subject.keywordDificuldades escolaresen
dc.subject.keywordPsicopedagogiaen
dc.subject.keywordCrianças - intervenção psicopedagógicaen
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagem - psicopedagogiaen
dc.titleTranstorno de déficit de atenção/ hiperatividade : diagnóstico e resgate do vínculo com a aprendizagemen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-02T19:45:19Z-
dc.date.available2015-09-02T19:45:19Z-
dc.date.issued2015-09-02T19:45:19Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11072-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons