Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Elizabeth | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Carolina Nascimento | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ana Carolina Nascimento. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade: diagnóstico e resgate do vínculo com a aprendizagem. 2015. vi, 77 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. | en |
dc.description.abstract | O TDA/H tem sido um dos transtornos mais estudados por profissionais de saúde e por isso possui vários respaldos médico-científicos, no entanto, é muito mal compreendido no contexto escolar no que diz respeito às necessidades educacionais de quem o apresenta. As crianças com o transtorno podem apresentar hiperatividade, desatenção e impulsividade resultando em prejuízo e consequente desinteresse escolar. Neste estudo investigou-se a respeito de uma criança de sete anos no 2º ano do ensino fundamental com suspeita de TDA/H com dificuldades em alfabetização e numéricas. Os métodos utilizados para avaliação foram anamnese com a genitora, questionário informal com a professora, visitas à escola, observação das atitudes da criança frente a materiais diversos de leitura, números e jogos. Os resultados da avaliação revelaram uma criança com desinteresse em atividades típicas escolares, com baixa autoestima, impulsiva e com comportamento de oposição. Foram feitas intervenções com foco na alfabetização e resgate do vínculo com a aprendizagem. Os resultados da intervenção alcançaram melhorias através do vínculo materno e na alfabetização. O estudo concluiu que crianças com TDA/H precisam de trabalho de equipe entre pais, professores e profissionais, bem como intervenções psicopedagógicas que possam favorecer as habilidades da criança e usar de materiais atrativos para superação das dificuldades. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | en |
dc.subject.keyword | Dificuldades escolares | en |
dc.subject.keyword | Psicopedagogia | en |
dc.subject.keyword | Crianças - intervenção psicopedagógica | en |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem - psicopedagogia | en |
dc.title | Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade : diagnóstico e resgate do vínculo com a aprendizagem | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2015-09-02T19:45:19Z | - |
dc.date.available | 2015-09-02T19:45:19Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-02T19:45:19Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11072 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|