Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11071
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DanielleAguilarDeCosta.pdf355,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Denise de Oliveira-
dc.contributor.authorCosta, Danielle Aguilar de-
dc.identifier.citationCOSTA, Danielle Aguilar de. Aquisição de leitura e escrita: reconstruindo as competências, uma pesquisa de intervenção. 2015. 23 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de leitura e escrita de um aluno com defasagem na alfabetização, por meio de uma pesquisa de intervenção psicopedagógica. O sujeito tem doze anos e estuda em uma escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal, localizada em uma região administrativa próxima à Brasília. É diagnosticado com TDA. Apresenta dificuldade de leitura e escrita, está cursando pela segunda vez o quarto ano do ensino fundamental I e foi retido duas vezes no terceiro ano. Esta pesquisa de intervenção dividiu-se em três etapas: o contato inicial com a responsável, anamnese e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido; a entrevista com o aluno para coleta de dados sobre rotina e suas preferências relacionadas a aprendizagem e posteriormente foram realizadas as avaliações e intervenções psicopedagógicas. Foram realizados sete encontros que foram transcritos e analisados. Concomitantemente foram sugeridas à professora regente do sujeito algumas ações em sala de aula. Percebeu-se que ao final da intervenção o sujeito desenvolveu a capacidade de acreditar em seu potencial como estudante, melhorando sua autoestima e minimizando algumas dificuldades na escrita, tornando-o mais motivado a aprender.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCrianças - intervenção psicopedagógicaen
dc.subject.keywordDificuldades escolaresen
dc.subject.keywordLeitura e escritaen
dc.subject.keywordTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)en
dc.titleAquisição de leitura e escrita : reconstruindo as competências, uma pesquisa de intervençãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-02T19:43:40Z-
dc.date.available2015-09-02T19:43:40Z-
dc.date.issued2015-09-02T19:43:40Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11071-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons