Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Denise de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Costa, Danielle Aguilar de | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Danielle Aguilar de. Aquisição de leitura e escrita: reconstruindo as competências, uma pesquisa de intervenção. 2015. 23 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de leitura e escrita de um aluno com defasagem na alfabetização, por meio de uma pesquisa de intervenção psicopedagógica. O sujeito tem doze anos e estuda em uma escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal, localizada em uma região administrativa próxima à Brasília. É diagnosticado com TDA. Apresenta dificuldade de leitura e escrita, está cursando pela segunda vez o quarto ano do ensino fundamental I e foi retido duas vezes no terceiro ano. Esta pesquisa de intervenção dividiu-se em três etapas: o contato inicial com a responsável, anamnese e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido; a entrevista com o aluno para coleta de dados sobre rotina e suas preferências relacionadas a aprendizagem e posteriormente foram realizadas as avaliações e intervenções psicopedagógicas. Foram realizados sete encontros que foram transcritos e analisados. Concomitantemente foram sugeridas à professora regente do sujeito algumas ações em sala de aula. Percebeu-se que ao final da intervenção o sujeito desenvolveu a capacidade de acreditar em seu potencial como estudante, melhorando sua autoestima e minimizando algumas dificuldades na escrita, tornando-o mais motivado a aprender. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Crianças - intervenção psicopedagógica | en |
dc.subject.keyword | Dificuldades escolares | en |
dc.subject.keyword | Leitura e escrita | en |
dc.subject.keyword | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | en |
dc.title | Aquisição de leitura e escrita : reconstruindo as competências, uma pesquisa de intervenção | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2015-09-02T19:43:40Z | - |
dc.date.available | 2015-09-02T19:43:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-02T19:43:40Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11071 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|