Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11068
Título: | Habilidades matemáticas de um sujeito surdo usuário de implante coclear : relato de intervenção psicopedagógica |
Autor(es): | Campos, Ana Paula da Silva |
Orientador(es): | Santos, Patrícia Tuxi dos |
Assunto: | Matemática - estudo e ensino Crianças - intervenção psicopedagógica Surdos - educação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 2-Set-2015 |
Referência: | CAMPOS, Ana Paula da Silva. Habilidades matemáticas de um sujeito surdo usuário de implante coclear: relato de intervenção psicopedagógica. 2015. 37 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Com este trabalho procuramos identificar como os aspectos visuais e a mediação semiótica auxiliam no desenvolvimento e aprendizagem matemática do aluno, dentro da concepção de educação matemática crítica. Buscamos na Psicologia do Conhecimento o aporte teórico e metodológico, assim como defendido em Fávero (2011), um aporte fundamentado na articulação e consenso entre os grandes teóricos da Psicologia, a saber, Piaget (2002), Wallon (2007), e Vygotsky (2002). Descrevemos o desenvolvimento de uma prática psicopedagógica com uma criança surda usuária de implante coclear, aluno da Rede Pública do DF, cursando o 4o ano do Ensino Fundamental. As sessões foram desenvolvidas de modo sequencial e articuladas entre si, de modo que os resultados evidenciaram que os recursos visuais são fundamentais para a aprendizagem do sujeito surdo, promovendo motivação e compreensão das situações reais propostas pelos desafios matemáticos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons