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https://bdm.unb.br/handle/10483/11067
Título: | Concepções e práticas de um curso de cuidadores de idosos : uma perspectiva psicopedagógica |
Autor(es): | Faria, Rafaela Marino |
Orientador(es): | Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto |
Assunto: | Cuidadores Idosos - qualidade de vida Idosos - cuidado e higiene |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 2-Set-2015 |
Referência: | FARIA, Rafaela Marino. Concepções e práticas de um curso de cuidadores de idosos: uma perspectiva psicopedagógica. 2015. v, 37 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho relata uma intervenção psicopedagógica em um contexto de curso de formação de cuidadores e tem como objetivo investigar a qualidade do suporte teórico, técnico, emocional e prático oferecido aos cuidadores. O aumento da expectativa de vida dos brasileiros, fez com que surgissem os cuidadores para auxiliar o idoso nas atividades diárias. Os cuidadores formais pertencem à classe trabalhadora com alguma formação ou experiência, já os informais são familiares ou amigos sem domínio teórico. Sabe-se que a atividade de cuidar causa sobrecarga de atividades e profundo desgaste emocional e físico tanto no cuidador formal quanto informal. Por isso a importância de avaliar a qualidade de vida do cuidador de idoso e seu preparo profissional. Participou do estudo uma estudante do curso de cuidador de idoso de 31 anos. Os resultados indicaram que a participante estava interessada e envolvida com o curso o que facilitou a sua aprendizagem. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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