Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fávero, Maria Helena | - |
dc.contributor.author | Simione, Renata Moraes | - |
dc.identifier.citation | SIMIONE, Renata Moraes. Intervenção psicopedagógica e dificuldade de aprendizagem escolar: estudo de caso com um adolescente. 2015. 20 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. | en |
dc.description.abstract | Nosso trabalho assume a prática psicopedagógica enquanto processo de investigação que fundamenta a própria a intervenção, considerando-se o sujeito humano em desenvolvimento. Deste modo, a reflexão perpassa as dimensões do desenvolvimento humano, estabelecendo estreita relação entre o processo de escolarização e o desenvolvimento psicológico que pode ser engendrado pela escolarização. O presente trabalho objetiva descrever uma atividade prática de intervenção psicopedagógica, realizada com um estudante, apontado pela escola como apresentando dificuldade na aprendizagem escolar e baixo rendimento acadêmico. O processo adotado nas sessões de intervenção psicopedagógica foi fundamentado na “mediação da reconstrução individual dos instrumentos culturais da aprendizagem e do pensamento, por meio da reestruturação das experiências pessoais” (Fávero, 2011, p.52). Cujo propósito foi promover o desenvolvimento de competências, a partir da mediação, especificamente da leitura e escrita, e com isso promover a tomada de consciência do sujeito em relação ao seu próprio processo de aprendizagem, bem como os progressos relacionados a aquisição dessas competências. Os resultados permitiram concluir, a evidência de aspectos psicológicos relacionados a formação de novos conceitos, a tomada de consciência e a interação social motivadora na melhora da autoestima, ou seja, foi possível observar alteração comportamental por parte do sujeito ao perceber seu progresso na aprendizagem. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Mediação pedagógica | en |
dc.subject.keyword | Adolescentes - intervenção psicopedagógica | en |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | en |
dc.subject.keyword | Atividades pedagógicas | en |
dc.title | Intervenção psicopedagógica e dificuldade de aprendizagem escolar : estudo de caso com um adolescente | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2015-09-02T19:20:44Z | - |
dc.date.available | 2015-09-02T19:20:44Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-02T19:20:44Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11066 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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