Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11065
Título: | Avaliação e intervenção psicopedagógica no resgate da relação sujeito-conhecimento em um contexto de alfabetização |
Autor(es): | Sousa, Caroline Costa de |
Orientador(es): | Queiroz, Elizabeth |
Assunto: | Psicopedagogia Intervenção psicopedagógica Alfabetização Avaliação psicopedagógica |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 2-Set-2015 |
Referência: | SOUSA, Caroline Costa de. Avaliação e intervenção psicopedagógica no resgate da relação sujeito-conhecimento em um contexto de alfabetização. 2015. 54 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A proposta de intervenção psicopedagógica que é apresentada neste trabalho é fundamentada na defesa de ações que visam compreender em sua complexidade e de forma global o sujeito aprendiz. Para isso, acredita-se que é na ação desempenhada pelo psicopedagogo que a linha que distancia o conhecimento do sujeito tem a possibilidade de ser atenuada por meio da mediação. Surge como justificativa para esse trabalho de conclusão de curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, fornecido pela Universidade de Brasília, na turma dos anos de 2014 e 2015, a necessidade de evidenciar empiricamente a importância que a intervenção psicopedagógica, mediada por profissional capacitado, tem na história de vida da criança que está em sofrimento temporário com o processo educacional, assumindo o papel de mediador entre educando e conhecimento, intervindo diretamente nas habilidades a serem desenvolvidas ou promovidas e contribuindo para uma inclusão justa e de direito. O trabalho utilizou como metodologias a entrevista, a observação e a aplicação de teste, acreditando-se que ao utilizar diferentes recursos para compreender o sujeito das intervenções fosse construído solidamente um trabalho eficaz. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons