Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11064
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaMariaAlvesFerreira.pdf739,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A aprendizagem escolar : leitura, escrita e sistema de numeração decimal na prática psicopedgógica
Autor(es): Ferreira, Ana Maria Alves
Orientador(es): Fávero, Maria Helena
Assunto: Aprendizagem - dificuldades
Crianças - intervenção psicopedagógica
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Set-2015
Referência: FERREIRA, Ana Maria Alves. A aprendizagem escolar: leitura, escrita e sistema de numeração decimal na prática psicopedgógica. 2015. 54 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir o tema Dificuldade de Aprendizagem nos campos da leitura, escrita e matemática e descrever algumas sessões de intervenções psicopedagógicas realizadas com um aluno de 11 anos, de escola pública do DF, com queixa em dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita. O aporte teórico deste trabalho, trazido por Fávero (2009, 2011, 2013), destaca alguns aspectos teóricos conceituais: as construções cognitivas no indivíduo por meio da autorregulação no contexto interacional, a mediação semiótica no desenvolvimento humano, a importância das práticas sociais e a tomada de consciência. Com base nisto, utilizamos uma metodologia de intervenção psicopedagógica, enfatizando nas práticas motivacionais a construção de novos conceitos e a tomada de consciência por parte do aluno. As intervenções aconteceram em 9 sessões, utilizando o Dicionário e o Calendário como instrumentos socioculturais. Os resultados das análises mostraram os conhecimentos sociais do aluno, sua falsa teoria em relação ao funcionamento da escrita da língua como achar que as formações das palavras eram todas na configuração CV (consoante + vogal), e não saber o sistema de numeração decimal. Evidenciaram-se ao fim que a proposta de intervenção realizada, desconstruiu falsos conceitos do aluno e possibilitou novas competências conceituais ao mesmo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons