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https://bdm.unb.br/handle/10483/11059
Título: | Construindo os painéis de Athos Bulcão de bloco em bloco : um jogo educativo multidisciplinar para o ensino de programação |
Autor(es): | Silva, Gustavo Arcanjo |
Orientador(es): | Lima, Fernanda |
Assunto: | Jogos educativos Computação - instrução e estudo Programação (Computadores) Ensino fundamental - jogos educativos |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 2-Set-2015 |
Referência: | SILVA, Gustavo Arcanjo. Construindo os painéis de Athos Bulcão de bloco em bloco: um jogo educativo multidisciplinar para o ensino de programação. 2015. xv, 136 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Diante do déficit de profissionais na área de TI e a popularidade dos jogos, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo e uma forma de averiguar se este jogo virtual educativo é uma ferramenta adequada para ensinar a programação no Ensino Fundamental brasileiro e motivar os alunos quanto a esse tema. Para tanto, fez-se o relato da concepção, desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional multidisciplinar de computação e matemática para alunos do 5o ano. Neste jogo, painéis de azulejos criados pelo artista Athos Bulcão devem ser montados utilizando uma linguagem de programação visual inspirada no Scratch. Além do jogo, foi desenvolvida uma ferramenta de telemetria, para que fosse possível avaliar o conhecimento adquirido pelos jogadores. A fim de validar o método, foi feita a aplicação do jogo desenvolvido e de um questionário a voluntários de diversas áreas e a uma turma de 5o ano. Os resultados obtidos mostram que foi possível avaliar o conhecimento dos jogadores por meio da análise das suas sessões de jogo. Ademais, o método utilizado motivou os alunos quanto ao conteúdo de computação. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT Considering the lack of IT professionals in Brazil and the popularity of games, this research proposes the development of a game and a way to identify whether this educational computer game is an adequate tool to teach programming in this country’s primary education and motivate students to keep on learning about computing. In order to do that, the design, development and assessment of a multidisciplinary educational game which teaches computing and math to Brazil’s 5th graders was reported. In this game, the players must recreate Athos Bulcão’s tile panels using a visual programming language inspired by Scracth. Besides, a telemetry tool was developed so that the knowledge acquired by the students could be assessed. In order to validate this method, the game was tested with volunteers from different areas of knowledge and a class of the intended grade. Furthermore, a questionnaire was answered by them also with the purpose of validation. The obtained results show that it was possible to assess the players’ knowledge through the analysis of the game sessions logs. Moreover, the educational game was successful to make students more interested in computer science. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
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