Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RaquelArrudaBurjackFarias.pdf6,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Intervenção psicopedagógica no processo de letramento
Autor(es): Farias, Raquel Arruda Burjack
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Fracasso escolar
Alfabetização - diretrizes pedagógicas
Letramento
Crianças - intervenção psicopedagógica
Alfabetização
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 1-Set-2015
Referência: FARIAS, Raquel Arruda Burjack. Intervenção psicopedagógica no processo de letramento. 2015. 49 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho propõe-se a discutir as relações entre a produção do fracasso escolar na alfabetização e suas implicações na subjetividade de uma estudante do Ensino Fundamental da rede pública do Distrito Federal com queixa de dificuldades de aprendizagem na área de alfabetização. O objetivo das intervenções consistiu em fortalecer a autonomia, a iniciativa e autoconfiança da participante dentro do microuniverso da sala de aula. Participou da pesquisa uma estudante de treze anos de idade, há cinco cursando o 3o ano do Bloco Inicial de Alfabetização. O processo de avaliação e intervenção aconteceram na sala de leitura da escola, na sala de aula, no pátio da escola e, também, na casa da estudante. Ao todo foram realizadas dez sessões psicopedagógicas, sendo cinco de avaliação e cinco de intervenção. As avaliações constaram de entrevistas e duas sessões individuais com a estudante. Os resultados obtidos mostram a relevância da experiência compartilhada onde privilegiou-se as relações dialógicas entre professor-estudante e estudante-estudante. A partir daí verificou-se significativo progresso do sujeito da pesquisa nos seguintes aspectos: desenvoltura da expressão verbal, melhor desempenho nas produções escritas, melhora no relacionamento com os colegas e outros membros da comunidade escolar e participação nas aulas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons