Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11053
Título: | Intervenção psicopedagógica com uma criança com deficiência física e sensorial |
Autor(es): | Godoy, Rayane Silva |
Orientador(es): | Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel |
Assunto: | Crianças - intervenção psicopedagógica Pessoas com deficiência física Psicomotricidade Autoestima Pessoas com deficiência visual Processo de ensino-aprendizagem |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 1-Set-2015 |
Referência: | GODOY, Rayane Silva. Intervenção psicopedagógica com uma criança com deficiência física e sensorial. 2015. 59 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho busca demonstrar a aplicação da psicopedagogia com o desenvolvimento intervenções psicopedagógicas em uma criança de seis anos de idade que apresenta dificuldades relacionadas à baixa visão, psicomotricidade e autoestima. Será feito breves apontamentos sobre a visão da teoria sobre esse tipo de dificuldade e sobre estratégias de intervenção, bem como qual a importância de aliar esse tipo de intervenção ao sistema formal de ensino hoje existente. Observar-se-á algumas dificuldades da criança justamente em decorrência do sistema formal em que está inserida e de que forma a atuação do psicopedagogo pode contribuir para a superação dessas dificuldades, ainda mais em se considerar que, ainda que a inclusão e utilização de currículos adaptados seja uma diretriz do sistema educacional hoje, nem sempre, as escolas possuem condições de, efetivamente, colocar em prática esse tipo de atuação mais próxima das crianças que apresentam algum tipo de dificuldade. Nesse contexto, a atuação do psicopedagogo, seja em ambiente institucional, seja com a realização de atividades complementares, pode ser muito útil para permitir o amplo desenvolvimento de crianças que apresentam algum tipo de dificuldade no processo de ensino-aprendizagem. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons