Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11053
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RayaneSilvaGodoy.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Intervenção psicopedagógica com uma criança com deficiência física e sensorial
Autor(es): Godoy, Rayane Silva
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Crianças - intervenção psicopedagógica
Pessoas com deficiência física
Psicomotricidade
Autoestima
Pessoas com deficiência visual
Processo de ensino-aprendizagem
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 1-Set-2015
Referência: GODOY, Rayane Silva. Intervenção psicopedagógica com uma criança com deficiência física e sensorial. 2015. 59 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho busca demonstrar a aplicação da psicopedagogia com o desenvolvimento intervenções psicopedagógicas em uma criança de seis anos de idade que apresenta dificuldades relacionadas à baixa visão, psicomotricidade e autoestima. Será feito breves apontamentos sobre a visão da teoria sobre esse tipo de dificuldade e sobre estratégias de intervenção, bem como qual a importância de aliar esse tipo de intervenção ao sistema formal de ensino hoje existente. Observar-se-á algumas dificuldades da criança justamente em decorrência do sistema formal em que está inserida e de que forma a atuação do psicopedagogo pode contribuir para a superação dessas dificuldades, ainda mais em se considerar que, ainda que a inclusão e utilização de currículos adaptados seja uma diretriz do sistema educacional hoje, nem sempre, as escolas possuem condições de, efetivamente, colocar em prática esse tipo de atuação mais próxima das crianças que apresentam algum tipo de dificuldade. Nesse contexto, a atuação do psicopedagogo, seja em ambiente institucional, seja com a realização de atividades complementares, pode ser muito útil para permitir o amplo desenvolvimento de crianças que apresentam algum tipo de dificuldade no processo de ensino-aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons