Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11027
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PauloRobertoRabeloCoutinho.pdf703,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma etnografia sobre as percepções dos profissionais de saúde a respeito dos problemas de pressão na atenção básica da Guariroba (Ceilândia/DF)
Autor(es): Coutinho, Paulo Roberto Rabelo
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Assunto: Hipertensão arterial
Relação médico-paciente
Antropologia da saúde
Guariroba (Ceilândia-DF) - Centro de saúde
Data de apresentação: 14-Jul-2015
Data de publicação: 27-Ago-2015
Referência: COUTINHO, Paulo Roberto Rabelo. Uma etnografia sobre as percepções dos profissionais de saúde a respeito dos problemas de pressão na atenção básica da Guariroba (Ceilândia/DF). 2015. 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta etnografia buscou por meio da observação participante entender melhor como se dá a convivência das pessoas que convivem com os problemas de pressão em um Centro de Saúde na Guariroba (Ceilândia/DF). Desde o momento em que se dirigiam a sala de acolhimento para aferir seus níveis pressóricos até o momento das consultas de rotina semestrais, assim procurei entender como a relação entre médico/a e estas pessoas acontecia. Tal estudo visou entender a visão do/as médico/as sobre os problemas de pressão, tendo em vista que já há muitos estudos que abrangem a visão das pessoas que convivem com a pressão alta. Busquei entender como se dava o “ritual” das consultas de rotina e como o encontro clínico acontecia. O enfoque desta pesquisa é em Antropologia da Saúde.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons