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https://bdm.unb.br/handle/10483/11021
Título: | Crianças Iny : entre o Kube e a escola |
Autor(es): | Scartezini, Sofia Santos |
Orientador(es): | Baines, Stephen Grant |
Assunto: | Crianças indígenas Educação indígena Antropologia da criança |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 27-Ago-2015 |
Referência: | SCARTEZINI, Sofia Santos. Crianças Iny: entre o Kube e a escola. 2015. ix, 98 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Afirmar a importância de valorizar os estudos antropológicos sobre a criança é o objetivo que percorro. Através da pesquisa que realizo com crianças Iny da aldeia de Ibutuna na Ilha do Bananal em Tocantins, busco compreender suas formas de significação, apropriação e aprendizado nos contextos que as circundam. Compreender como os estudos no campo da Antropologia da Criança podem ser contributivos e profícuos para a etnologia indígena no Brasil é a maior defesa do ensaio que reconhece a necessidade de ampliar as investigações sobre os mais variados pontos de vista para que as pesquisas antropológicas se tornem cada vez mais contemplativas. Percorrer os caminhos enfrentados pela inserção da escola nas comunidades indígenas brasileiras é lançar-se ao desafio de compreender diversas e contraditórias expectativas e realidades resultantes dessas experiências. Outro objetivo proposto no presente trabalho é refletir teoricamente e etnograficamente os avanços e desafios que a educação escolar motivou nas aldeias indígenas, através da minha experiência na Escola Estadual Indígena Hariana. Entre o Kube (pátio da aldeia) e a escola, espaços que as crianças circulam em grande parte de seus dias, guio minha pesquisa. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Antropologia
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