Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11018
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MayaraBernardoAlbuquerque.pdf847,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dieta e “problema de pressão” : o convívio com uma doença de longa duração na Guariroba, Ceilândia/DF
Autor(es): Albuquerque, Mayara Bernardo
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Assunto: Antropologia da saúde
Antropologia da alimentação
Hipertensão arterial
Hábitos alimentares
Atenção primária à saúde
Data de apresentação: 13-Jul-2015
Data de publicação: 27-Ago-2015
Referência: ALBUQUERQUE, Mayara Bernardo. Dieta e “problema de pressão”: o convívio com uma doença de longa duração na Guariroba, Ceilândia/DF. 2015. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente monografia é resultado de um trabalho de campo desenvolvido no bairro da Guariroba localizada na Ceilândia/DF. Através de pesquisa pude compreender um pouco melhor o adoecimento de longa duração, em especial o “problema de pressão” e a relação de tal enfermidade com as mudanças ou não mudanças dos hábitos alimentares de pessoas usuárias da atenção primária no Sistema Único de Saúde e moradoras desse bairro. O trabalho de campo se estendeu por dois ambientes, um deles foi um centro de saúde da região e o outro corresponde ao ambiente doméstico, no caso, adentrei e conheci melhor as casas de quatro famílias. Circulei por esses dois espaços e observei as formas encontradas por essas pessoas para o convívio com sua saúde e as escolhas elaboradas para lidar com dilemas que envolviam a questão da comida no dia-a-dia. A dificuldade mais recorrente é referente a restrições de comidas que outrora eram tão queridas e fizeram parte da tradição e formação de identidade dessas pessoas. Outra dificuldade também envolve o fato de alguns familiares não mais frequentarem essas casas com tanta assiduidade por conta da mudança da forma de cozinhar e do gosto da comida. Compensações na rotina do cuidado com o “problema de pressão” foram observadas na busca de um equilíbrio entre as recomendações biomédicas e as práticas cotidianas, todas essas permeadas de saberes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons