Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10990
Título: | O fator motivação nas aulas de prática de conjunto do professor Joel Barbosa na escola de música de Brasília |
Autor(es): | Medeiros, Jhonata Pereira |
Orientador(es): | Cordeiro, Alessandro Borges |
Assunto: | Música - instrução e estudo Música - prática de conjunto Professores de música |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 25-Ago-2015 |
Referência: | MEDEIROS, Jhonata Pereira. O fator motivação nas aulas de prática de conjunto do professor Joel Barbosa na escola de música de Brasília. 2015. 40 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho teve como proposta investigar o fator motivação em aulas de prática de conjunto. Para tanto realizamos um estudo de caso na turma de prática de conjunto do professor Joel Barbosa do Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília. A escolha dessa instituição foi feita com base em seu perfil histórico e público alvo, levando em consideração a diversidade do corpo discente. Através do trabalho musical de prática de conjunto que o professor realiza, pude por meio de uma hipótese intuída verificar como o fator motivação influencia e colabora com a formação musical dos alunos. Para tanto adotamos, dentro de um contexto de pesquisa qualitativa, procedimentos metodológicos como a entrevista semiestruturada que nos permitiu uma maior compreensão desse ambiente de estudo. Em seguida analisamos os dados coletados a partir das teorias dos autores deste trabalho, que abordam essa temática. A revisão de literatura que fundamenta essa pesquisa tem como base autores que tratam da motivação do aluno durante o processo de ensino e aprendizagem; da Influência da relação professor-aluno na motivação à aprendizagem e da prática pedagógica do professor como mediador. Ao final deste trabalho pretendemos destacar a importância do fator motivacional na condução de uma aula de música e no estímulo à formação dos alunos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons