Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10986
Título: | Participar para tablets : software educacional de apoio à alfabetização de pessoas com deficiência intelectual |
Autor(es): | Costa, Igor Francisco de Oliveira |
Orientador(es): | Veneziano, Wilson Henrique |
Assunto: | Educação especial Tecnologia na educação Interação homem-máquina Software educacional Software - desenvolvimento Educação inclusiva Deficiência intelectual |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 25-Ago-2015 |
Referência: | COSTA, Igor Francisco de Oliveira. Participar para tablets: software educacional de apoio à alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. 2015. xii, 41 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho descreve o processo de desenvolvimento e validação de um software educacional chamado Programa Participar para tablets, que é disponibilizado gratuitamente. Este programa serve como uma ferramenta de auxílio aos professores que atuam na alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual. Ele é fruto da mudança de plataforma de um software já existente, testado e validado em diversas escolas públicas do Distrito Federal, o Programa Participar. O processo de mudança é essencial para que o software ganhe novas aplicabilidades e disponibilidade em outras plataformas. Nesta nova versão foi incluído um simulador de aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones e tablets, facilitando e motivando o aprendizado dos estudantes. Os resultados da aplicação deste software em escolas públicas teve respostas positivas, sendo bem aceito por professores e estudantes, o que torna esta ferramenta de ensino uma aliada do professor no processo de alfabetização. |
Abstract: | This work describes the development and validation of an educational software called Programa Participar for tablets, which is available for free. This software serves as a support tool for teachers who work in literacy for young and adults with intellectual disabilities. It‘s result of the change platform an existing software, tested and validated in several schools the Programa Participar. The process of change is essential for the software get new applicability, now including on mobile devices (tablets) and also being closer and closer to the daily lives of students. In this new version was included instant messaging application simulator for smartphones and tablets, facilitating and motivating student learning. The results of the application of this software in public schools had positive responses, was well accepted by teachers and students, which makes this teaching tool na ally of the teacher in the literacy process. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Computação
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons