Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10985
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DiegoAndreSouzaSantos_WellingtonStanleyDaSilvaSousa.pdf2,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Expressar : software educacional para apoio ao trabalho pedagógico de expressões faciais com autistas clássicos
Autor(es): Santos, Diego André Souza
Sousa, Wellington Stanley da Silva
Orientador(es): Veneziano, Wilson Henrique
Assunto: Educação especial
Autismo - educação especial
Tecnologia na educação
Interação homem-máquina
Software - desenvolvimento
Software educacional
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 25-Ago-2015
Referência: SANTOS, Diego André Souza; SOUSA, Wellington Stanley da Silva. Expressar: software educacional para apoio ao trabalho pedagógico de expressões faciais com autistas clássicos. 2015. xi, 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho descreve o desenvolvimento de um software educacional chamado Expressar, dedicado à apresentação de expressões faciais a estudantes autistas clássicos. Ele foi desenvolvido para ser executado em tablets Android e é disponibilizado gratuitamente. Este programa é uma ferramenta complementar para apoiar o trabalho pedagógico dos professores que atuam no ensino de autistas clássicos. O software flui através de lições que trabalham expressões de sorriso, choro, raiva e susto usando reconhecimento em rostos de pessoas; associação de expressões semelhantes; imitações a partir de vídeos de atores com o auxílio da câmera do dispositivo; e associação de objetos do ambiente comum ao aluno a determinadas expressões. Além disso, o software dispõe de recursos motivacionais que podem possibilitar a interação e a motivação dos alunos na realização das lições. O processo de validação realizado em escolas públicas do Distrito Federal com estudantes autistas clássicos mostrou resultados positivos, o que demonstrou que o programa é uma ferramenta de apoio ao ensino nessa área. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This project describes the development process of an educational software called Expressar (Expressing, in English), designed to present facial expressions to students with Classic Autism. It was written to run in Android tablets and is available free of charge, acting as a complimentary tool to aid in teachers’ pedagogical mentoring of Classic Autism class groups. Lessons in the software work on expressions such as smile, crying, anger and fright recognized in people’s faces; identifying similar expressions; mimicking actor’s expressions using the device’s camera, and associating objects in a familiar environment with specific expressions. Moreover, the software features motivational resources that aid and support student’s learning in homework and assignments. The validation process carried out in public schools in the Federal District with students with Classis Autism had positive results, showing that the application can be a teaching support tool for this group.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons