Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Alexei Alves de | - |
dc.contributor.author | Costa, Léo Torres da | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Léo Torres da. Hibridações em música: levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão. 2015. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015. | en |
dc.description.abstract | Trata-se a pesquisa do estudo de linhas de baixo e suas relações com a percussão, sob uma perspectiva musicológica, dentro do contexto da Música Popular Maranhense (MPM). Para tanto, nos propusemos a analisar duas músicas que foram gravadas sob a influência dos ritmos afro-maranhenses tambor de crioula e bumba-meu-boi, utilizando como principal ferramenta teórica a noção de culturas híbridas, de Nestor Canclini. Um dos objetivos principais da pesquisa foi investigar como a música maranhense pode oferecer elementos rítmicos diferenciados aos instrumentistas que tocam e conhecem esses ritmos e como isso influencia a forma de tocar o baixo elétrico. A metodologia utilizada foi escuta e transcrição das músicas dente de ouro e fogueira, para uma análise que levou em consideração não apenas elementos musicais, mas também a vivência dos atores envolvidos com a música maranhense. A partir da leitura da bibliografia e da análise das transcrições e entrevistas (uma com um baixista e outra com um compositor), foi possível relativizar alguns pré-conceitos sobre o que é ser baixista “maranhense” e sobre a relação baixo/percussão. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Instrumentos de corda | en |
dc.subject.keyword | Música Popular Maranhense (MPM) | en |
dc.subject.keyword | Instrumento de percussão | en |
dc.subject.keyword | Hibridações (Música) | en |
dc.subject.keyword | Baixo elétrico | en |
dc.subject.keyword | Maranhão (MA) - música | en |
dc.title | Hibridações em música : levadas de baixo “maranhenses” e suas relações com a percussão | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-08-24T16:38:36Z | - |
dc.date.available | 2015-08-24T16:38:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-24T16:38:36Z | - |
dc.date.submitted | 2015-06-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/10977 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | The research tries to analyze the relations between bass lines and percussion, throughout a musicological perspective, into the context of the Pop Music of Maranhão (MPM). For that, we proposed to ourselves to analyze two songs recorded under the influence of the afro-maranhão rhythms tambor de crioula and bumba-meu-boi, using as the main theory tool the conception of hybrid cultures, of Nestor Canclini. One of the main goals of the research was to investigate how the music of Maranhão can offer different rhythmic elements to musicians who play these rhythms and how it influences the way of playing electric bass. The methodology used was the listening and transcription of the songs dente de ouro and fogueira, taking into consideration not only musical aspects but also the living of the actors involved with music of Maranhão. From reading the literature and analyzing the transcriptions and interviews (one with a bass player and other with a composer), it was possible review some pre-concepts about what is to be a bass player “from Maranhão” and about the relation bass/percussion. | - |
Aparece na Coleção: | Música
|