Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10953
Título: | O ensino do bandolim em três contextos letivos de Brasília |
Autor(es): | Guimarães, Felipe Nunes |
Orientador(es): | Corrêa, Antenor Ferreira |
Assunto: | Bandolim - instrução e estudo Choro - música - Brasília (DF) Música - instrução e estudo |
Data de apresentação: | 5-Dez-2013 |
Data de publicação: | 21-Ago-2015 |
Referência: | GUIMARÃES, Felipe Nunes. O ensino do bandolim em três contextos letivos de Brasília. 2013. 37 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho propõe uma comparação entre diferentes métodos e contextos de ensino do bandolim em Brasília direcionado ao aprendizado do Choro, algo muito pouco explorado até o presente momento. Para tanto, foi realizado estudo de caso envolvendo três diferentes locais que oferecem o curso de bandolim, a saber: duas grandes instituições de ensino musical da cidade (Escola de Música de Brasília e Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello) e um contexto de aula particular. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas com professores, além de levar-se em conta a experiência pessoal do autor enquanto professor de bandolim. Foram abordados os seguintes aspectos: estrutura curricular de cada escola, a metodologia de cada professor, o repertório estudado em ambas as instituições e o desenvolvimento geral dos alunos. Os resultados apontam as diferenças e semelhanças pertinentes a cada contexto pesquisado. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper proposes a comparison between different ways and places dedicated to the teaching of bandolim in Brasilia and directed to the teaching of genre choro, something little explored to date. To that end, has been conducted a case of study involving three different contexts in which the course is offered: two meaningful institutions of music education at the city (Escola de Música de Brasília and Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello) and a private teacher. It was conducted a bibliography survey, interviews with teachers. Besides that, the author's personal experience as bandolim teacher was also taken in account. The curriculum of each school, the methodology of each teacher, the repertoire taught in both institutions and the overall development of the students were the points raised during the research. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2013. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons