Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10935
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FlavioMonteirodeLima.pdf197,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Religiosidade e o enfrentamento da morte : a visão dos graduandos de saúde
Autor(es): Lima, Flávio Monteiro de
Orientador(es): Sousa, Janaína Meirelles
Assunto: Morte - aspectos religiosos
Estudantes universitários - Enfermagem
Data de apresentação: 29-Jun-2015
Data de publicação: 20-Ago-2015
Referência: LIMA, Flávio Monteiro de. Religiosidade e o enfrentamento da morte: a visão dos graduandos de saúde. 2015. 13 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo objetivou identificar existência de relação entre o perfil de perdas de pessoas significativas e o perfil de atitudes frente à morte em graduandos de saúde. Trata-se de um estudo quantitativo, realizado por meio da aplicação de questionário sociodemográfico acrescido da Escala de Avaliação de Perfil de Atitudes Acerca da Morte, (EAPAM) a graduandos de saúde. Participaram do estudo 883 graduandos. As médias no perfil aceitação neutral foram maiores entre graduandos que referiam ser cristãos, a aceitação de escape apresentou maiores médias entre católicos, evangélicos e espíritas, e aceitação religiosa entre os testemunhas de Jeová. Os graduandos que tiveram ou não uma experiência de perda de pessoas significativas apresentaram perfil com atitude de aceitação de escape, e independente do número de perdas, manteve-se o mesmo perfil. Conclui-se que perceber a morte como a melhor saída para enfrentamento do sofrimento intenso é uma forma comumente utilizada pelos graduandos de saúde.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons