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Título: A avaliação das ouvidorias do SUS, INOUV-SUS : examinada na perspectiva da mediação de conflito e do sujeito de direito
Autor(es): Machado, Nádia Maria Da Silva
Orientador(es): Odeh, Muna Muhammad
Assunto: Ouvidoria hospitalar
Mediação de conflitos
Sistema Único de Saúde (Brasil) - ouvidoria
Índice Nacional de Qualidade das Ouvidorias do SUS (Inouv-SUS)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Ago-2015
Referência: MACHADO, Nádia Maria Da Silva. A avaliação das ouvidorias do SUS, INOUV-SUS: examinada na perspectiva da mediação de conflito e do sujeito de direito. 2015. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Participação e controle social, princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) instituída desde 1990, ainda não demonstram ampla consolidação nem suficiente articulação com os demais princípios, tais como a universalidade, a integralidade e a equidade. No âmbito da saúde, a Ouvidoria do SUS representa um componente da participação e controle social atuando como um canal de comunicação entre cidadã (o) e gestão da saúde nos três níveis administrativos. Esta comunicação, no entanto, é potencialmente carregada de assimetrias na concepção do papel do Estado. Para o SUS, nessa função, configura um dever. Por outro lado, a participação da população configura um direito. O instrumento de avaliação das Ouvidorias do SUS, denominado de Índice Nacional de Qualidade das Ouvidorias do SUS (Inouv-SUS), foi implementado em 2013 e visa a avaliação da eficácia e efetividade destas Ouvidorias no cumprimento do princípio de participação e controle social. O presente estudo apresenta o Inouv-SUS e a construção do seu modelo avaliativo a partir de indicadores simples e compostos, trazendo resultados preliminares da sua aplicação em 2014. Argumenta-se que o Inouv-SUS alcançara seu propósito quando fundamentado no referencial conceitual da Ouvidoria enquanto esfera de exercício dos conceitos de sujeito de direito e mediação de conflito.
Abstract: Participation and social control, essencial principles of Sistema Único de Saúde (SUS) set since it’s fundation in 1990, it does not show yet large consolidation neather articulation enough with the other principles, like universality, fullness and equity. SUS’s Ombudsman represents a component of participation and social control acting as a comunication way between citizens and health management in three administrative levels. Although, this comunication is potentially full of asymmetries when designing the State’s role. For SUS, in this function, it’s a obligation. In the other side, population’s participation is a right. The evaluation mechanism of SUS’s Ombudsman, called Quality of SUS’s Ombudsman National Index (Índice Nacional de Qualidade das Ouvidorias do SUS, Inouv-SUS), it was implemented in 2013 and seeks the evaluation of efficacy and effectiveness of these Ombudsman on following social control and participation’s principles. This study presents Inouv-SUS and the construction of it’s evaluation model from simple and compound parameters, bringing preliminar results of it’s application in 2015. It is argued that Inouv-SUS got it’s objective when based on the referencial potential of Ombudsman as sphere of exercising concepts of subject under law and conflicts mediation.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2015.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



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