Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10898
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NataliaFernandesdeAndrade.pdf728,65 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorParreira, Clélia Maria de Sousa Ferreira-
dc.contributor.authorAndrade, Natália Fernandes de-
dc.identifier.citationANDRADE, Natália Fernandes de. Paulo Freire não morreu : quais foram as contribuições do educador Paulo Freire para a consolidação da área de educação em saúde na última década?. 2015. 69 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2015.en
dc.description.abstractTrata-se de um estudo cujo objetivo foi conhecer as contribuições do educador Paulo Freire para a consolidação da área de educação em saúde, levando em conta as dissertações de mestrado e as teses de doutorado publicadas na última década (2004 a 2014). Para tanto, buscou identificar as publicações por modalidade, por ano e por programa de pós-graduação, sendo mestrado ou doutorado, caracterizar as contribuições referidas, levando em conta se de natureza teórica ou metodológica. A busca das teses e dissertações foi realizada por meio da base de dados online Periódicos CAPES, utilizando quatro descritores: educação em saúde, educação e saúde, educação para saúde e educação na saúde. Dos 2.118 trabalhos levantados a partir da busca com a utilização dos quatro descritores, 269 atenderam os critérios de inclusão, sendo que, desses, 115 traziam, nos textos acadêmicos analisados, referência direta as obras do educador. De acordo com os resultados alcançados, Paulo Freire tem tido uma grande influência nas produções acadêmicas sobre educação e saúde, sendo citado não somente nos trabalhos produzidos nos programas de pós-graduação das áreas da educação e da saúde, quanto em programas de outras áreas, cujas contribuições foram encontradas como tendo diferentes naturezas. De forma significativa, os trabalhos referem ao educador como base teórica e metodológica, e como orientação para a ação educativa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordFreire, Paulo, 1921-1997en
dc.subject.keywordEducação em saúdeen
dc.titlePaulo Freire não morreu : quais foram as contribuições do educador Paulo Freire para a consolidação da área de educação em saúde na última década?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-08-18T14:54:34Z-
dc.date.available2015-08-18T14:54:34Z-
dc.date.issued2015-08-18T14:54:34Z-
dc.date.submitted2015-07-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10898-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This study aims to understand the contributions of the educator Paulo Freire for the consolidation of health education area, analyzing his graduate studies theses and dissertations published in the last decade (2004-2014). Therefore, we sought to identify the publications by type, per year and graduate program: master's or doctoral program, characterize the contributions referred above, and also analyzing their theoretical or methodological nature. The search of theses and dissertations was through the online database, “CAPES” journals, using four of them: health education, education and health, health education and health education. In 2,118 works collected from the search with the use of the four described, 269 of them got the inclusion criteria; of these, 115 reflecting in their academic texts analyzed had directly reference the works of the educator. According to the results achieved, Paulo Freire has had a great influence in academic production on education and health, being cited not only in the work produced in the graduate of the areas of education and health programs, as in other areas programs, whose contributions were found to have different natures. Significantly, the work related to the educator as a theoretical and methodological basis, and as guide for educational action.-
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons