Resumo: | Introdução: A hospitalização é um momento penoso e complexo para qualquer pessoa, para a criança se torna ainda mais difícil por não ter maturidade suficiente para compreender e aceitar o processo de adoecimento. Nessa perspectiva, o brinquedo terapêutico aparece como uma estratégia promissora para a enfermagem, no sentido de aumentar o vínculo e promover uma assistência mais humanizada à criança hospitalizada. Objetivo: Analisar a produção em âmbito nacional sobre o brinquedo terapêutico na Enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, adotando seis passos principais, sendo: seleção das hipóteses ou questões para revisão, estabelecimento de critérios para a seleção da amostra, apresentação das características da pesquisa primária, análise dos dados, interpretação dos dados e apresentação da revisão. Os critérios de inclusão foram artigos em português, inglês e espanhol no período compreendido entre 2004 a 2014 e artigos que abordassem intervenções do brinquedo terapêutico no contexto da criança hospitalizada. Resultados: Na busca foram analisados 30 artigos. Os dados encontrados foram agrupados, sintetizados por categorias e analisados de acordo com cada grupo. Considerações finais: o brinquedo terapêutico surge como uma estratégia propositiva e vantajosa, na perspectiva de atenuar a dor e o sofrimento da criança hospitalizada e ser um recurso facilitador para os profissionais de enfermagem na pediatria. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT Introduction: Hospitalization is a difficult and complex moment for everyone, for the child becomes even more difficult by not having maturity enough to understand and accept the disease process. From this perspective, the therapeutic toy appears as a promising strategy for nursing, to increase the bond and promote a more humanized assistance to hospitalized children. Objective: To analyze the production nationwide on therapeutic toy in nursing. Methodology: This is an integrative literature review, adopting six main steps, that follows: selection of hypotheses or questions for review, establish criteria for the selection of the sample presentation of the primary research characteristics, data analysis, data interpretation and presentation of the review. Inclusion criteria were articles in Portuguese, English and Spanish in the period of 2004-2014 and articles that addressed interventions therapeutic toy in the context of hospitalized children. Results: The search found 30 articles. Data were grouped, summarized by categories and analyzed according to each group. Final thoughts: the therapeutic toy emerges as a purposeful and advantageous strategy with a view to release the pain and suffering of hospitalized children and be a facilitator resource for nurses in pediatrics. |