Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10886
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RenataCristianeLopesBatista.pdf170,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Papel da enfermagem na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de colo uterino : uma revisão integrativa
Autor(es): Batista, Renata Cristiane Lopes
Orientador(es): Martins, Anna Carolina Faleiros
Assunto: Câncer de colo do útero
Câncer - prevenção
Câncer - tratamento
Câncer - diagnóstico
Enfermagem - assistência
Enfermeiros - prática profissional
Data de apresentação: 22-Jun-2015
Data de publicação: 17-Ago-2015
Referência: BATISTA, Renata Cristiane Lopes. Papel da enfermagem na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de colo uterino: uma revisão integrativa. 2015. 22 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2015.
Resumo: Introdução: O câncer de colo de útero é o que apresenta a maior taxa de cura após o diagnóstico, e maior facilidade de prevenção diante da realização do Papanicolaou. A enfermagem tem papel decisivo de orientação na evolução do HPV. Tem como dever o encorajamento na prevenção e na realização dos exames nos intervalos de tempo corretos. A educação em saúde é crucial para a detecção precoce de fatores oncogênicos quando na presença de infecção por HPV. A mulher que recebe orientação precisa aprender os conhecimentos básicos da patologia e suas formas de apresentação, além das formas de prevenção e tratamento. Objetivo: descrever por meio de revisão de literatura a assistência de enfermagem na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de colo uterino. Método: Utilizou-se a metodologia de revisão integrativa. Para busca dos artigos utilizados na revisão integrativa foram utilizadas as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: Foram selecionados 14 artigos que contemplaram os critérios de inclusão e exclusão. Os dados foram organizados e apresentados em três categorias: o papel da enfermagem na prevenção e/ou acolhimento, no diagnóstico e no tratamento do câncer de colo uterino. Conclusão:A partir da realização do presente estudo percebeu-se que o enfermeiro, dentro do contexto do câncer de colo de útero, atua com maior independência na prevenção.Além de ações educativas, é importante que o profissional enfermeiro se torne presente na comunidade e esteja aberto para sanar as dúvidas das pacientes durante a consulta de enfermagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons