Título: | Relações entre o tema transversal meio ambiente e a questão da sustentabilidade do turismo aplicada ao ensino fundamental do Distrito Federal |
Autor(es): | Araújo, Ricardo Afonso Pereira de |
Orientador(es): | Faria, Dóris Santos de |
Assunto: | Turismo sustentável Educação ambiental Ecoturismo |
Data de apresentação: | 2009 |
Data de publicação: | 19-Ago-2010 |
Referência: | ARAÚJO, Ricardo Afonso Pereira de. Relações entre o tema transversal meio ambiente e a questão da sustentabilidade do turismo aplicada ao ensino fundamental do Distrito Federal. 2009. 96 f. Monografia (Especialização em Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | Nesta pesquisa propôs-se a revisão do estudo do meio ambiente e a sustentabilidade do turismo através da Educação Ambiental e sua aplicação no Ensino Fundamental como subtema do Tema Transversal Meio Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais, através da inserção de conteúdos nas Orientações Curriculares do Ensino Fundamental do Distrito Federal, para conhecimento do meio em que a criança vive. A metodologia adotada por este estudo foi a de análise dos estudos e documentos sobre o tema. Como resultado, foi sugerido, para as séries finais do nível fundamental, o estudo do bioma cerrado e as atividades de turismo cívico, ecoturismo e turismo rural voltadas à Brasília e aplicável às condições e interesses locais, de forma descentralizada, a partir das necessidades de cada localidade e tendo como metodologia as aulas de laboratórios, aulas práticas (de campo) e visitas técnicas; os passeios e excursões; a leitura em sala de aula; as pesquisas em grupo e individual; o uso de recursos audiovisuais e internet e os seminários e feiras. A expectativa é poder preparar os professores para formar cidadãos conscientes de que a exploração do turismo em qualquer região deve ser precedida de cuidados na preservação e no consumo sustentável dessas riquezas, sendo esse o único caminho para a preservação do homem em seu meio de vida. |
Abstract: | In this research it was considered revision of the study of the environment and the support of the tourism through the Ambient Education and its application in Primary Education as subject of the Transversal Subject Environment of the National Curricular Parameters, through the insertion of contents in the Guidances Curricular of Primary Education of the Distrito Federal, for knowledge of the way where the child lives. The methodology adopted for this study was of analysis of the studies and documents on the subject. As result, it was suggested, for the final series of the basic level, the study of the bioma cerrado and the activities of civic tourism, ecotourism and agricultural tourism directed to applicable to the Brasilia and to the conditions and local interests, of decentralized form, from the necessities of each locality and having as methodology the practical lessons of laboratories, lessons (of field) and visits techniques; the strolls and excursions; the reading in classroom; the research in individual group and; the use of audio-visuais resources and internet and the seminaries and fairs. The expectation is to be able to prepare the professors to form conscientious citizens of whom the exploration of the tourism in any region must be preceded of cares in the preservation and the sustainable consumption of these wealth, being been this the only way for the preservation of the man in its half one of life. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009. |
Informações de Acesso e Conteúdo: | Monografia apresentada ao Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília como requisito parcial à obtenção do grau de Especialista em Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1088 |
Aparece na Coleção: | Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.