Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1085
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MonicaMachadoNunes.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A biblioteca pública universitária, acessibilidade e pessoas com deficiências físicas
Autor(es): Nunes, Mônica Maria de Sousa Machado
Orientador(es): Trindade, Marisa Cardoso
Assunto: Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Acessibilidade
Pessoas com deficiência física
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 19-Ago-2010
Referência: NUNES, Mônica Maria de Sousa Machado. A biblioteca pública universitária, acessibilidade e pessoas com deficiências físicas. 2010. 76 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Tomamos como ponto de partida que qualquer pesquisa não deve ficar atrelada somente ao desejo individual do pesquisador, pois é a própria sociedade que nos apresenta os temas de estudo. Neste sentido, a presente monografia teve como objeto de estudo identificar, mapear e descrever as barreiras físicas da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE/UnB), com o objetivo de analisar as verdadeiras condições de acessibilidade, no que se refere ao atendimento às pessoas com deficiência física com base na Norma NBR da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Como suporte para a formação do referencial teórico foi feito uma revisão da literatura, cujos principais temáticas são: Biblioteca pública universitária, Acessibilidade e Usuários com deficiência física. A metodologia empregada para este estudo foi a técnica de pesquisa qualitativa por meio de entrevista. As conclusões e recomendações estão direcionadas à análise crítica dos itens avaliados pelo instrumento em consonância com a acessibilidade e a devida equidade entre pessoas que encontram barreiras ao freqüentar a Biblioteca Central da Universidade de Brasília.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1085
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons