Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10852
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RaelmaPazSilva.pdf293,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O pensamento dos gestores sobre a ouvidoria como um potencial instrumento de gestão do SUS
Autor(es): Silva, Raelma Paz
Orientador(es): Mendonça, Ana Valéria Machado
Assunto: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Sistema Único de Saúde (Brasil) - ouvidoria
Sistema Único de Saúde (Brasil) - participação social
Gestão de saúde coletiva
Participação social
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Ago-2015
Referência: SILVA, Raelma Paz. O pensamento dos gestores sobre a ouvidoria como um potencial instrumento de gestão do SUS. 2015. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho é um estudo de abordagem qualitativa que visa a partir do discurso do gestor, identificar potencialidades à participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como, compreender como o gestor municipal de saúde utiliza a Ouvidoria como instrumento para a tomada de decisão na gestão. A pesquisa foi realizada em 13 municípios brasileiros, foram entrevistados 12 gestores em seus respectivos municípios, contemplando quatro regiões do país. A técnica de análise dos dados utilizada foi à análise de discurso. Entendendo que a participação é um direito constitucional de todo cidadão brasileiro as ouvidorias do SUS tem papel fundamental para a gestão à medida que estimulam a participação individual do usuário e em contrapartida possibilita ao gestor conhecer a opinião dos usuários a respeito das ações e serviços de saúde organizados e ofertados no município, neste sentido se faz ferramenta de gestão quando instrumentaliza a gestão e favorecendo a avaliação destas ações.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2015.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons