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dc.contributor.advisorAndrade, Priscila Almeida-
dc.contributor.authorOliveira, Joyce Carla de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joyce Carla de. Monitoramento e vigilância tecnológica do mercado de medicamentos genéricos no Brasil no período de 2000 a 2015. 2015. 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2015.en
dc.description.abstractO medicamento genérico foi introduzido no Brasil no ano de 1999, a partir daí foram elaborados inúmeros dispositivos jurídicos e normativos a fim de implantar esse segmento no mercado farmacêutico do Brasil. Atualmente, esse segmento é responsável por movimentar a indústria farmacêutica nacional, além de ofertar medicamentos com preço acessível para a população e o SUS. Este estudo tem como objetivo realizar o monitoramento e vigilância tecnológica do mercado de genéricos no período de 2000 a junho de 2015, através da análise de conteúdo da mídia eletrônica e de dados secundários obtidos através de relatórios da Anvisa e artigos científicos. Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo de caráter exploratório, descritivo-analítico de caso. Foram encontradas durante o período de 2000 a 2015, 142 reportagens, que foram consideradas o universo da pesquisa. A partir dessa amostra, foram qualificadas as seguintes variáveis: 1 - crescimento da indústria de genéricos; 2 - medicamentos; 3 -indústria farmacêutica; 4 – preço dos medicamentos genéricos; 5 - doença alvo dos medicamentos citados. Constatou se que a variável mais frequente foi o crescimento das indústrias de genéricos, em 19,7% da amostra. O medicamento e a doença-alvo mais citados foram o Viagra em 8,4% e o Colesterol em 13,3%, respectivamente. Em relação à indústria farmacêutica tem-se a EMS mais citada, com participação em 17,6% das reportagens, e o preço dos medicamentos genéricos aparecendo em 9,8%. O monitoramento e vigilância tecnológica realizado neste trabalho mostra que, houve o crescimento da indústria de genéricos no país, favorecendo o acesso aos medicamentos, o que é um dos objetivos da Política Nacional de Medicamentos, cuja implementação é estratégica para o SUS e demanda o fortalecimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde no país. Por fim, verifica-se que a mídia foi uma importante ferramenta para a aceitação dos genéricos, as notícias que buscam dar um respaldo positivo sobre esses medicamentos e o mercado nacional foram maioria, o que de fato pode ter levado o consumidor a confiar nesse segmento de medicamentos. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe generic drug was introduced in Brazil in 1999, from there were prepared numerous legal and regulatory provisions in order to implement this segment in the pharmaceutical market in Brazil. Actually, this segment is responsible for moving the national pharmaceutical industry, besides to offering medicines affordable price for the population and to SUS. This study aims to conduct monitoring and technology watch the generics market from 2000 to 2015, through the electronic media content analysis and secondary data obtained from the Anvisa reports and scientific papers. It is a qualitative and quantitative study exploratory, descriptive and analytical case. They were found during the period from 2000 to june 2015, 142 reports, which were considered the universe of the sample. From this sample, the following variables were assigned: 1 - growths of the generic industry; 2 - medications; 3 - pharmaceutical industry; 4 - price of generic medicines; and 5 - disease target of cited drugs. It found that the most frequent variable was the growth of the generic industries, 19.7% of the sample. The drug and the disease most commonly cited target Viagra were 8.4% cholesterol and 13.3%, respectively. About the pharmaceutical industry has to EMS as the most frequently cited, accounting for 17.6% of the reports, and the price of generic drugs appearing at 9.8%. Monitoring and technological surveillance conducted in this study shows that there was growth in the generics industry in the country, favoring access to medicines, which is one of the objectives of the National Drug Policy, whose implementation is strategic for the SUS and demand strengthening the CEIS in the country. Finally, it appears that the media was an important tool for the acceptance of generics, the news that looking to make a positive backing of these drugs and the national market were majority, which in fact may have conducted consumers to trust this segment drugs.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMedicamentos genéricosen
dc.subject.keywordIndústria farmacêuticaen
dc.subject.keywordComplexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS)en
dc.subject.keywordSistema Único de Saúde (Brasil)en
dc.subject.keywordIndústria farmacêutica - monitoramentoen
dc.titleMonitoramento e vigilância tecnológica do mercado de medicamentos genéricos no Brasil no período de 2000 a 2015en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-08-13T16:34:31Z-
dc.date.available2015-08-13T16:34:31Z-
dc.date.issued2015-08-13T16:34:31Z-
dc.date.submitted2015-07-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10850-
dc.language.isoPortuguêsen
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