Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10772
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AdrianaBorelideOliveira.pdf351,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da pele em idosos de um Hospital Universitário do Distrito Federal : ocorrência de alterações
Autor(es): Oliveira, Adriana Boreli de
Orientador(es): Cruz, Keila Cristianne Trindade da
Coorientador(es): Faustino, Andréa Mathes
Assunto: Pele - envelhecimento
Idosos - qualidade de vida
Idosos - saúde
Idosos - pele
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 31-Jul-2015
Referência: OLIVEIRA, Adriana Boreli de. Avaliação da pele em idosos de um Hospital Universitário do Distrito Federal: ocorrência de alterações. 2014. 28 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Introdução: Quando envelhecemos, as características e aparência da nossa pele se modificam. Algumas dermatoses têm o poder de influenciar na qualidade de vida e percepção da auto-imagem do idoso, alterando as rotinas diárias e estado de saúde. Por conseguinte, o aprofundamento sobre a ocorrência de alterações na pele dos idosos é crucial para agirmos nos fatores de risco e de proteção a fim de melhorarmos a qualidade de vida dessa população. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, transversal com análise quantitativa com idosos de um Hospital Universitário. Resultados: A amostra foi composta de 25 idosos os quais todos tinham pelo menos uma alteração de pele. As alterações mais observadas durante o exame físico da pele foram: pele ressecada/descamativa (10,36%), manchas hipercrômicas em região facial (9,8%), equimoses (9,15%); petéquias (7,84%); hiperemia e UPP (5,88%, respectivamente); edema e alterações nos pés (5,23%); manchas hipocrômicas, escoriações/lesões e varizes(4,58%, respectivamente). A maioria dos entrevistados eram homens e hipertensos. Conclusão: A exposição solar, comorbidades, nutrição e autonomia influenciam diretamente na pele, por isso é importante realizar um exame físico minucioso a fim de prever agravos, promover qualidade de vida e cuidados com a saúde.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2014.
Aparece na Coleção:Enfermagem



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons