Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10771
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IngridyLuanaNunesDeAraujo.pdf253,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de folheto informativo para mães, sobre alimentação no 1º ano de vida
Autor(es): Araújo, Ingridy Luana Nunes de
Orientador(es): Alves, Regina Coeli de Carvalho
Assunto: Aleitamento materno
Alimentação infantil
Crianças - alimentação
Crianças - nutrição
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 31-Jul-2015
Referência: ARAÚJO, Ingridy Luana Nunes de. Desenvolvimento de folheto informativo para mães, sobre alimentação no 1º ano de vida. 2015. 14 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Nutrição)— Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução São essenciais o cuidado com a alimentação da criança no primeiro ano de vida, até os seis meses de idade, o leite materno é o único alimento que a criança deve consumir. Logo após os 6 meses a alimentação precisa ser complementada, pois somente o leite materno não consegue suprir todas as necessidades nutricionais da criança. Objetivo Desenvolver um folheto informativo para mães, sobre alimentação no 1º ano de vida. Método O estudo foi do tipo transversal. O folheto foi produzido com o intuito de sanar as dúvidas mais frequentes das mães, para isso a produção do mesmo foi dividida em três etapas, primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica a partir da pesquisa em banco de dados – Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde – utilizou-se os termos de pesquisa “alimentação complementar’’ e “rotulagem nutricional”, e artigos com o ano de publicação de 2010 a 2015, com idiomas em português, inglês e espanhol. Posteriormente foi realizado o levantamento das dúvidas que foram respondidas no folheto, dúvidas estas trazidas dos atendimentos realizados no Hospital Universitário de Brasília, durante as aulas práticas da matéria presente no currículo de Nutrição da Universidade de Brasília, “Nutrição e Ciclos da Vida 3”. Por último ocorreu a montagem do folheto, abordando primeiramente as perguntas mais frequentes com suas respectivas respostas, e foi finalizado com informações adicionais a respeito do tema. Resultados As perguntas escolhidas foram aquelas questionadas com mais frequência tais como: Devo oferecer água, chás antes da alimentação complementar?; Quando devo iniciar a alimentação do meu bebê?; Quais tipos de frutas posso oferecer?; Posso oferecer peixe ou ovo?; Posso oferecer frutas cítricas?; Posso oferecer leite de vaca?. Além das respostas a estas perguntas o folheto abordou assuntos como a importância da leitura dos rótulos de produtos industrializados e o uso não recomendado de chupetas e mamadeiras. Conclusão O folheto conseguiu abranger as dúvidas mais frequentes das mães e proporcionar algumas informações adicionais. Espera-se que ele possa chegar ao conhecimento de muitas mães que estão passando por essa fase com seus filhos, pois sabe-se que é uma fase onde muitas dúvidas são geradas quando se trata de nutrição. Recomenda-se que o trabalho seja validado por profissionais da área e por mães, antes da sua divulgação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Nutrição)— Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons